NotíciasRio de JaneiroÚltimas notícias

14º Seminário Cultural Carioca debate novo modelo de financiamento federal e potencializa políticas de incentivo à cultura

O Seminário Cultural Carioca (SCC) chega à sua 14ª edição e acontece nos dias 26 e 27 de agosto, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ), no Centro do Rio de Janeiro. O evento reunirá representantes dos três níveis de governo, produtores culturais, artistas, patrocinadores e instituições para discutir a nova arquitetura de financiamento federal para a cultura, além de aprofundar debates sobre políticas públicas e práticas de mercado ligadas às Leis de Incentivo.

“O objetivo do SCC é criar um espaço de troca de experiências e fortalecer o ecossistema da produção cultural e das leis de incentivo. Queremos estimular produtores e patrocinadores a utilizarem cada vez mais essas ferramentas para ampliar e potencializar seus projetos”, afirma Marco Antônio Junqueira, idealizador do evento e CEO da Sagre Agência de Projetos Incentivados.

Na abertura, o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Henilton Menezes, apresentará a nova política de financiamento federal, com foco na nacionalização dos recursos da Lei Rouanet e nos avanços na gestão dos mecanismos de fomento. Também serão debatidos os resultados da Lei Rouanet e as perspectivas para os próximos anos, incluindo ampliação de orçamento, atração de novos investidores e programas especiais de incentivo para territórios com baixo acesso a investimentos culturais.

Segundo dados do governo, a Lei Rouanet captou R$ 2,3 bilhões em 2023, R$ 3,04 bilhões em 2024 e, apenas no primeiro semestre de 2025, já movimentou R$ 998 milhões. Entre 2018 e 2025, foram apoiados 31.613 projetos culturais, com um total de R$ 14,9 bilhões em incentivos. Complementando o cenário, o Mapeamento da Indústria Criativa, da Firjan, aponta que, em 2023, o setor movimentou R$ 393,5 bilhões, representando 3,59% do PIB, e gerou 81.756 postos de trabalho na área cultural, contra 74.068 em 2022.

No primeiro dia de programação, o SCC abordará a política cultural do Estado do Rio de Janeiro e a Lei ICMS-RJ, com participação da secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros. Haverá também apresentações institucionais e cases de sucesso, como os da Agência do Bem — reconhecida como a melhor ONG do país em 2024 — e do Instituto Meta Educação, que ilustram modelos de financiamento e gestão pública.

Já no segundo dia, o foco será nas políticas municipais de fomento à cultura, com destaque para o coletivo Fala Roça e o Instituto de Identidades do Brasil. A secretária executiva da Comissão Carioca de Promoção Cultural, Evelyn Chaves, participará de um painel sobre a Lei do ISS e os incentivos promovidos pela Prefeitura do Rio. Além disso, empresas como Ipiranga e MetrôRio apresentarão cases de patrocínio corporativo, evidenciando o papel estratégico do setor privado no fortalecimento da cultura local.

Para encerrar, o evento oferecerá rodadas de networking para ampliar conexões institucionais e firmar novas parcerias, além de uma apresentação musical do grupo Sonora Samba Jazz e sorteios de livros e ingressos para eventos culturais.

O SCC é realizado pela Sagre, agência especializada em projetos incentivados, que celebra 20 anos de atuação em 2025, e conta com apoio do CCBB RJ. Inaugurado em 1989, o espaço se consolidou como um marco cultural no Rio de Janeiro, promovendo arte, conhecimento e diversidade por meio de produções nacionais e internacionais.