17º Festival Internacional de Dança de Cabo Frio encerra com recorde de participantes
A 17ª edição do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio chegou ao seu grandioso final no último domingo (10) na Associação Atlética Cabofriense, localizada no coração da cidade. Este evento de renome reuniu cerca de 1.500 entusiastas da dança, incluindo membros do público, jurados, professores, coreógrafos e amantes da arte da dança.
O festival deste ano superou todas as expectativas, contando com a participação de 985 talentosos bailarinos, um aumento significativo em relação ao ano anterior, que registrou 500 participantes. Foram 56 grupos que apresentaram um total de 500 coreografias envolventes. O palco se encheu de dançarinos de diversas regiões do Brasil, incluindo o Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Brasília, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de artistas vindos de países da América Latina.
O corpo de jurados incluiu nomes de destaque na dança brasileira, como Paulo Rodrigues, um renomado bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Cecília Kerche, primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Rafael Gomes, um talentoso coreógrafo carioca; a experiente bailarina e professora Flávia Burlini; o virtuoso professor de sapateado Igor Correa; e Rodrigo Soninho, um pioneiro do Hip Hop Dance no Rio de Janeiro.
O evento também contou com uma premiação especial em dinheiro, oferecida por empresas locais de Cabo Frio, incluindo a Unimed, Prolagos, Via Lagos, Parque Lagos, Academia Ultra e Convention & Visitors Bureau, bem como o apoio essencial do comércio local.
Ao longo dos quatro emocionantes dias, o festival apresentou uma variedade de estilos de dança, desde dança contemporânea e danças populares até estilo livre, ballet clássico e repertório clássico, além de danças urbanas, jazz e sapateado. O primeiro dia teve a honra de receber a icônica bailarina Ana Botafogo como jurada.
A prefeita Magdala Furtado, emocionada, ressaltou a importância do evento para a comunidade local: “Eu preciso prestigiar, porque é um misto de sentimentos, de orgulho e de gratidão. Além disso, ver os artistas cabo-frienses aqui dançando para a gente é motivo de muito orgulho.”
O 17º Festival Internacional de Dança de Cabo Frio foi, sem dúvida, uma celebração memorável da arte da dança e um testemunho do talento e da paixão de seus participantes.