17ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ em Niterói acontece neste domingo (03)
No próximo domingo (03), a Praia de Icaraí será palco da 17ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ em Niterói. O evento, com o tema “Luta e (Re) existência das Mulheres LGBT”, é organizado pelo Grupo Diversidade Niterói, com o apoio da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania pela Coordenadoria de Defesa dos Direitos Difusos e Enfrentamento à Intolerância Religiosa (Codir).
A concentração tem início às 15h na Rua Miguel de Frias, com saída marcada para as 17h. Segundo Felipe Carvalho, coordenador da Codir, a gestão municipal tem apoiado e estruturado essa manifestação há uma década, uma das maiores na cidade.
“A Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Niterói é uma legítima expressão desta comunidade, que se organiza de forma sólida há duas décadas na cidade. É um momento de comemoração das conquistas, de reivindicar demandas ainda não atendidas e de dar visibilidade a uma pauta frequentemente marginalizada e violentada”, destacou Carvalho.
O evento contará com quatro trios elétricos e pontos de distribuição gratuita de água para a hidratação dos participantes. A partida dos trios na Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres está programada para as 17h, com previsão de término às 21h.
Para garantir a segurança e fluidez do tráfego, a NitTrans preparou um esquema especial que inclui interdições de vias, proibições de estacionamento e pequenas alterações nos trajetos dos ônibus que transitam pela Avenida Jornalista Alberto Torres. Cerca de 15 operadores estarão nos pontos-chave para orientar o trânsito, além de patrulhas e reboques que oferecerão suporte.
O estacionamento estará proibido em algumas ruas do entorno a partir das 22h do sábado (2) até às 21h do domingo (3), como na Rua Miguel de Frias, Rua Álvares de Azevedo e Rua Mariz e Barros.
Já no dia do evento, 3 de dezembro, diversas ruas do bairro de Icaraí estarão interditadas em diferentes horários. Haverá desvios de rota para os ônibus com destino ao Centro via Ingá, que deverão trafegar pela Rua Fagundes Varela durante a interdição da Rua Miguel de Frias. Além disso, faixas reversíveis serão implantadas na Avenida Roberto Silveira.