1ª Semana de Imersão para Gestores de Angra dos Reis
Evento capacitou 87 gestores de escolas municipais durante cinco dias de palestras
A educação pública de Angra dos Reis iniciou 2023 com o pé direito, com foco na união e na valorização dos profissionais, e no alinhamento da metodologia da gestão educacional. A Secretaria de Educação, Inovação e Juventude (SEJIN) realizou entre os dias 23 e 27, no Hotel do Bosque, no Parque Mambucaba, a 1ª Semana de Imersão para Gestores de Angra dos Reis.
O evento de cinco dias contou com a presença dos 87 gestores da rede pública de ensino de Angra dos Reis, entre diretores de escolas públicas de primeiro e segundo segmento, CEMEIs e EJAs.
Segundo o secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato, a imersão cumpriu seu objetivo em criar boas relações e propósitos. Durante os cinco dias, todos os gestores puderam se apresentar, se conhecer melhor e criar vínculos entre si.
– Essa semana integrada com reuniões, atividades e palestras possui o objetivo do desenvolvimento de um planejamento estratégico para 2023. Esse processo, com convidados especiais, tem o intuito de alinhar todos os procedimentos do nosso trabalho. Queremos que nossos gestores saiam mais fortalecidos após essa semana, com foco em alcançar metas e resultados. Meus profundos agradecimentos ao secretário Cláudio Ferreti, em nome de todos os profissionais da educação – agradeceu Fortunato.
Com uma gestão cada vez mais ancorada na tecnologia e na inovação, a Secretaria de Educação, Inovação e Juventude está comprometida com uma enorme responsabilidade social com o município e todas as suas 87 unidades de ensino, localizadas entre o continente e as ilhas. Todo esse processo se inicia principalmente a partir da valorização dos profissionais da educação.
– A educação é prioridade para o município, um propósito muito importante na ação de mudança. A gente está avançando muito na educação e iremos avançar ainda mais. Para isso, precisamos ter muito foco, planejamento e, principalmente, ação. Esse trabalho que estamos fazendo na educação de Angra dos Reis será muito importante para transformar a sociedade. Queremos melhorar a vida das pessoas que mais precisam, da melhor forma possível – frisou Cláudio Ferreti, secretário de Governo e Relações Institucionais, em sua fala no primeiro dia de evento.
Dentre os palestrantes do município e seus temas abordados estiveram o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, com o tema Perspectivas sobre as políticas públicas de educação no município de Angra dos Reis; o secretário de Educação, Inovação e Juventude, Paulo Fortunato, com o tema Tecendo diálogos e a superintendente de Educação, Maria Verônica, falando sobre Planejamento estratégico.
Os palestrantes convidados foram o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luiz Carlos Becker Júnior, que abordou os temas Competências e habilidades para o gestor educacional no século XXI e A equipe é o espelho do gestor?; a professora e palestrante da rede Integrar, Maria Medeiros, com o tema Liderança inspiradora; o professor da Rede Municipal de Belo Horizonte, Robertson dos Santos, com a palestra Avaliação e o direito de aprendizagem dos estudantes; a também professora da FGV, Vivian Barros, falando sobre Modelo de gestão escolar para resultados na aprendizagem; e o palestrante do grupo Zaya, Roberto Martins, com a palestra Autoconhecimento e propósito.
– A liderança começa em casa, vivemos em um momento de rever conceitos, pois há mudanças a todo o tempo, diversas quebras de paradigmas do conhecimento. Nosso principal objetivo como gestor e educador é formar pessoas e prepará-las para nossa ausência – comentou o professor Luiz Carlos Becker Júnior, durante sua palestra.
A imersão teve momentos de reflexão, debates, dinâmicas e questionamentos. Todos os gestores presentes puderam participar, aprender e se divertir em determinados momentos descontraídos. A semana serviu como formação de 40 horas para o gestor escolar do município.
Os gestores contaram com o apoio da secretaria para o deslocamento até o local do evento, por meio de ônibus que foram disponibilizados. Profissionais que vieram das ilhas também contaram com um planejamento específico de deslocamento pensado pelo corpo técnico administrativo da SEJIN.
– Poder participar dessa imersão, desse mergulho pedagógico, com gestores renomados, é um privilégio. O investimento na educação municipal está sendo muito importante para que a rede possa caminhar em unicidade. Nós estamos muito gratos por esse momento. Nunca nos sentimos tão valorizados – destacou Silvia Lira, diretora da CETI Prefeito Francisco Pereira Rocha.
Ao fim do último dia de imersão, na sexta-feira (27), os gestores tiveram um momento de descontração com uma confraternização, com direito a música e muita diversão. Um desfecho perfeito após uma semana intensa e inspiradora que tanto irá contribuir para a gestão da educação municipal de Angra dos Reis em 2023.
– Devemos gerar impacto na vida das pessoas que nos cercam. Nosso objetivo é mudar trajetórias, plantar vidas por meio da educação. Esse é um momento de reinventar práticas e vivências, liderança inspiradora e, principalmente, intencionalidade pedagógica. Precisamos representar o propósito de nossa instituição e termos satisfação em lidar com as pessoas – explicou a professora Maria Medeiros durante sua palestra.