Profissionais de Angra dos Reis se atualizam em curso realizado na cidade de São Paulo

Profissionais da UTI do Hospital Municipal da Japuíba trocaram experiências e transmitiram ensinamentos aos outros participantes de evento em São Paulo

Uma equipe multiprofissional que trabalha na Unidade de Tratamento Intensivo do HMJ participou da Sessão de Aprendizagem Presencial (SAP), ação que ofereceu oficinas práticas a respeito de ferramentas de gestão, com foco na segurança e em ensinamentos sobre técnicas de prevenção das infecções relacionadas aos cuidados de saúde.

O evento foi organizado no Novotel Jaraguá, em São Paulo, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi SUS), aliança entre o Ministério da Saúde e seis hospitais de referência no Brasil – Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa (BP) de São Paulo, Hospital do Coração (H-cor), Hospital Moinhos de Vento, Hospital Albert Einstein e Hospital Sírio-Libanês.

Representando a UTI de Angra, a equipe multiprofissional que participou da ação realizada entre os dias 13 e 14 de outubro contou com a médica coordenadora das UTIs, Dra. Viviane Bogado, a enfermeira da qualidade das UTIs, Beatriz Corrêa, a técnica de enfermagem Naiana Ramalho e coordenador da fisioterapia da UTI, Osmar Júnior. Todos contribuíram e também aprenderam com as dinâmicas realizadas no evento.

A SAP foi criada em 2009 com o propósito de apoiar e também aprimorar o SUS por meio de projetos. A UTI do Hospital Municipal da Japuíba faz parte do programa desde 2021 e está inserida no projeto Saúde em Nossas Mãos, tendo como apoiador de referência o Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

O projeto do qual a UTI de Angra participa visa à melhora da segurança do paciente, buscando a redução de infecções relacionadas à assistência à saúde em unidades de terapia intensiva do SUS. Assim, o evento atuou na motivação das equipes participantes do projeto, fazendo com que fossem trocadas experiências, gerando assim novas ideias de mudança.

” Foi extremamente enriquecedor. O evento permitiu uma excelente troca de experiências entre os hospitais participantes de todo o país, instituições privadas e públicas, com modelos de gestão diversos. Reforçou a importância do trabalho em equipe e da autonomia de cada profissional dentro de sua área”, resume Viviane Bogado.