34ª Bauernfest: Sucesso de público, movimentação turística e gastronomia em Petrópolis
A 34ª edição da Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, movimentou Petrópolis com uma cidade lotada, grandes eventos nos hotéis e um comércio agitado. Durante os 15 dias de festa, mais de 520 mil pessoas marcaram presença nos locais do evento: Palácio de Cristal, Praça da Liberdade e Praça Visconde de Mauá, onde aconteceu o Biergarten. Os dados foram estimados pela Defesa Civil de Petrópolis.
Turistas de diferentes partes do Brasil e até mesmo do exterior vieram para a cidade para aproveitar a maior festa alemã do Sudeste e a segunda maior do país. Além das tradicionais cervejas e gastronomia, a organização, a segurança e o fluxo de trânsito foram destaques. Durante o período da festa, aproximadamente dois mil veículos de turismo acessaram a cidade.
Na BR-040, a média de carros que passaram pela praça de pedágio de Duque de Caxias foi 28% maior em comparação com o fim de semana anterior à festa. O movimento no pedágio de Caxias foi ainda maior no último fim de semana da Bauernfest, com um aumento de 35%. Em Areal, a média de carros passando pelo pedágio teve um acréscimo de 12%.
Outro dado expressivo foi o número de pessoas que chegaram a Petrópolis pelo Terminal Rodoviário Governador Leonel Brizola, no Bingen. De acordo com a empresa Única Fácil, entre os dias 23 de junho e 09 de julho, foram registrados 31.521 passageiros a mais do que o fluxo de semanas normais.
“Esses números demonstram a magnitude e o sucesso da 34ª Bauernfest. A maior e mais tradicional festa de Petrópolis, que é importante para todos os setores diretamente ligados ao turismo de nossa cidade”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.
Nesta edição, 47 empresas petropolitanas participaram da festa, com 65 barracas que ofereceram comidas, artesanatos, food bikes e bebidas, incluindo as 19 cervejarias que fazem parte da Associação de Microcervejarias de Petrópolis. Estima-se que, ao longo de todo o evento, foram consumidas cerca de 10 toneladas de salsichão e 100 mil litros de cerveja, incluindo as marcas patrocinadoras oficiais da festa, as cervejas artesanais e outras marcas locais. Somente as cervejarias artesanais de Petrópolis venderam 21 mil litros, tanto no Palácio de Cristal quanto no Biergarten.
“A Bauernfest deste ano superou todas as expectativas, tanto em vendas quanto em estrutura. O trânsito fluiu bem, a organização foi impecável, reduzindo o impacto para a população local. É importante ressaltar o nível de maturidade que alcançamos. Tivemos um público excelente”, comemorou Leandro Leal, presidente da Associação de Microcervejarias de Petrópolis.