Verão: belezas naturais e infraestrutura atraem turistas para Macaé
A temporada de verão promete ser movimentada em Macaé, local onde é possível curtir a alta estação cercado por praias paradisíacas, cachoeiras exuberantes, rios, restinga, lagoas e ilhas, além de aventuras, como as trilhas do Pico do Frade e do Peito do Pombo.
Macaé é um convite ao lazer e à contemplação da natureza com diversos ecossistemas e, atrelado à rede hoteleira e variedade de restaurantes, foi reconhecida pelo Ministério de Turismo como categoria A, o que colocou a cidade no topo do ranking do turismo nacional. Macaé faz parte do grupo dos 57 municípios mais importantes do Brasil.
Um dos pontos de encontro de Macaé é a Lagoa de Imboassica, local exuberante, onde a Lagoa se separa do mar apenas por uma faixa de areia. Lá também é possível apreciar um pôr do sol encantador, considerado o mais lindo de toda região, além de música ao vivo nos finais de semana e as atrações do Beco das Artes, onde acontecem eventos pontuais durante todo o ano. Com o suporte de equipamentos e serviços, como aluguel de bike, pedalinho, caiaque, stand up entre outros, o local também possibilita a prática de diversos esportes.
Já a Praia de Imbetiba é um lugar perfeito para contemplar a natureza. Lá é possível observar tartarugas em torno dos quebra-mares e sentir a brisa do mar nas sombras das amendoeiras. Já a Praia do Cantinho é um paraíso escondido, onde é possível apreciar monumentos culturais, como o farol histórico do século XIX.
A orla das praias Campista e dos Cavaleiros é um lugar muito especial. É lá que se encontram os principais hotéis da cidade, o polo gastronômico e a Feira de artesanato, que ocorre periodicamente. O lugar também é sede do Posto de Informações Turísticas, referência no acesso à informação, como a indicação de guias especializados. Local de preservação ambiental, a Praia do Pecado é o recanto dos surfistas.
Macaé também conta com inúmeras cachoeiras, que ficam localizadas na Região Serrana. São várias localidades banhadas pela bacia hidrográfica do Rio Macaé, que desce a serra e forma cachoeiras encantadoras. As cachoeiras de maior destaque são: Fortuna, no distrito de Córrego do Ouro; Complexo do Roncador, em Glicério; Cachoeira da Caixa d’água, no Frade; Complexo das Águas no Sana; e as Cachoeiras das Bicudas.
Além disso, também existe a prática de esportes radicais, como escalada do Pico do Frade e a trilha para o Peito do Pombo.
Macaé também conta com o Parque Natural Municipal Atalaia, que é cortado por trilhas que levam a recantos paradisíacos abertos à apreciação. O local recebe pesquisadores, estudantes, grupos de meditação, pessoas que valorizam e buscam contato com a natureza.
Os seus 235 hectares de mata abrigam grande diversidade de árvores, arbustos e epífitas. Da rica fauna, vivem na região diversas espécies de peixes, e uma variedade de aves e mamíferos de pequeno, médio e grande porte. O roteiro turístico atual é composto por cinco trilhas.
O Parque Municipal Atalaia funciona para visitação de quinta a sábado, das 9h às 16h. A unidade de conservação fica a 27 quilômetros do Centro de Macaé. Para grupos com mais de 20 pessoas, basta enviar um e-mail para agendamento.atalaia@gmail.com e garantir o passeio. Atualmente, o local passa por manutenção e estará aberto para visitação do público a partir do dia 19.