Unidade de Acolhimento Infantojuvenil de Angra segue com vagas para atendimento

Serviço voltado ao público de 10 a 18 anos incompletos, para acolhimento relacionado a vulnerabilidades sociais, está aberto ao público

 

Em março de 2023, a Unidade de Acolhimento Infantojuvenil (UAI) de Angra dos Reis vai completar um ano de funcionamento com o oferecimento de um serviço muito importante, relacionado ao acolhimento de jovens que passam por vulnerabilidades sociais e/ou familiares.

 

A UAI é um serviço residencial, de caráter transitório, voltado para o público entre 10 e 18 anos incompletos, de ambos os sexos, em uso prejudicial de álcool e outras drogas, apresentando necessidade de acolhimento devido às vulnerabilidades sociais e/ou familiares, com contínua demanda de suspensão territorial.

 

A porta de entrada para a utilização dos serviços deve ocorrer via Rede Caps. É feito um acolhimento do adolescente no serviço, anamnese com a família e a equipe constrói, em conjunto, um projeto terapêutico singular, que, se for o caso, será encaminhado para cuidado compartilhado com a UAI.

 

Os adolescentes podem permanecer na unidade por um período de até seis meses, sendo acompanhados por outros serviços de atendimento que compõe a Rede de Atenção Psicossocial. Vale ressaltar que o acolhimento é uma estratégia de cuidado utilizada após se esgotarem todas as outras possibilidades – a capacidade de atendimento é de 10 acolhidos e, atualmente, duas pessoas são acompanhadas.

 

 

Endereço dos dispositivos:

 

Rede de Saúde Mental

 

CAPSI – Centro de Atenção Psicossocial Infantil – Rua Sílvio de Castro nº 2, Balneário – Angra dos Reis – RJ – Tel: (24) 3365-5647.

 

CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – Rua Benedito Pereira Rocha nº 363, Parque das Palmeiras, Angra dos Reis – RJ – Tel: (24) 3369-7707.

 

CAPSII – Centro de Atenção Psicossocial – Av. Almirante Júlio César de Noronha, nº 90, Centro – Angra dos Reis – RJ. Tel: (24) 33365-7345