CEAM Macaé registra mais de dois mil atendimentos em 2022
Importante equipamento do governo municipal na prevenção à violência e acolhimento e orientação em casos de violação de direitos, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) registrou 2.354 atendimentos presenciais em 2022. Os números refletem o resultado das ações realizadas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres ao longo do último ano, como a Unidade Móvel de Atendimento e os projetos CEAM Itinerante e Descentralizado.
Desse total, 414 representam novos casos. Os meses de agosto, setembro e outubro foram os que registraram maior procura. A secretária de Políticas para Mulheres, Sheila Juvêncio, destaca que a proposta de uma gestão humanizada, defendida pelo prefeito Welberth Rezende, tem aproximado cada vez mais os equipamentos municipais da população.
“Nosso papel é alcançar o maior número possível de mulheres, levando informação sobre a rede de proteção e mostrando que existem caminhos para romper o ciclo da violência. Essa é a importância de termos ações em todas as esferas, seja pública ou em parceria com empresas privadas”, apontou.
A pasta conta com dois equipamentos: o CEAM e o Espaço Mulher Cidadã. Ao longo do ano, diversos projetos e atividades foram desempenhadas, como o CEAM Itinerante, CEAM Descentralizado no CRAS Lagomar e no Centro POP, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade; Maria da Penha nas Escolas, em parceria com a Secretaria de Educação; lançamento da cartilha contra maus-tratos a animais, em conjunto com a subsecretaria de Proteção ao Animal de Macaé; lançamento do Fala Mulher e lançamento da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher em parceria com a Secretaria de Ordem Pública.
Entre os trabalhos realizados estão ainda o 1º Fórum da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher, parceria com o Instituto Avon para abrigamento; Projeto Refletir; curso Elas por Elas especial para servidoras; campanha Agosto Lilás; 16 dias de Ativismo; atividade de combate à LGBTfobia, em parceria com a Coordenadoria de Acesso e Gênero; ações do Outubro Rosa em parceria com a Secretaria de Saúde em Macaé e no Sana, inauguração da sede da secretaria e Espaço Mulher Cidadã; oficinas de artesanato e dança sênior; Dia Laranja; seminários; rodas de conversa e GTs da rede de proteção à mulher.
Ao fazer um balanço do ano que passou, a coordenadora do CEAM, Jane Roriz, ressaltou a importância dos dados para mostrar os avanços e a ampliação dos serviços no município. “Em 2022, melhoramos nossa atuação em diversas frentes e isso reflete diretamente na assistência às mulheres. Neste ano esperamos avançar ainda mais”, enfatizou.
Foto: Bruno Campos / Arquivo Secom