Informação do Linha Verde leva polícia ambiental a fiscalizar obra na Ilha Grande

Neste domingo, a partir de uma denúncia sobre crime ambiental encaminhada pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – policiais militares ambientais estiveram na Ilha Grande, Angra dos Reis, onde identificaram a construção irregular, corte de árvores e movimentação de solo em área de preservação permanente. Isso tudo, em desacordo com as licenças ambientais municipais.

Em cumprimento a ordem de policiamento a fim de averiguar a informação do Linha Verde, os agentes procederam à Praia de Araçatiba, na Rua Beira Mar, onde observaram a construção de um muro de contenção, corte de cinco árvores, movimentação do solo e um deck de madeira já construído em uma área total de mil metros quadrados.

Como no local os policiais encontraram uma placa indicando a licença prévia de instalação e autorização ambiental, realizaram contato com o responsável, que se encontrava na ausência do proprietário, onde o mesmo apresentou as documentações pertinentes, porém, segundo os agentes, a obra estaria em desacordo com algumas cláusulas (não estava autorizada a intervenção em área de preservação permanente e tampouco em áreas não edificantes; não autorizava corte de pedra e movimentação de terra).

Vale ressaltar que o local é uma área de preservação conforme lei 12.651/2012 e também faz parte da APA Tamoios e Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Ilha Grande. Diante dos fatos, os policiais procederam à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

 

Foto: divulgação