Zap da Cidadania, em Cabo Frio, completa sete meses com 43 denúncias recebidas

Canal de atendimento (22) 99249-9976 foi implantado para informar sobre violação de direitos humanos

Após sete meses de funcionamento, o Zap da Cidadania, em Cabo Frio, recebeu 43 denúncias de violações de direitos humanos. A ferramenta foi lançada em julho de 2022 pelo Governo Municipal, por meio da Coordenadoria-Geral dos Direitos Humanos, vinculada à Secretaria de Assistência Social.

As principais demandas recebidas pelo canal foram sobre violência contra a mulher, idoso e racismo. Além dessas, atualmente, o Zap da Cidadania recebe denúncias de injúria racial; homofobia e transfobia; intolerância religiosa; violência policial; trabalho análogo à escravidão; abuso sexual e abuso psicológico, além de xenofobia e violência contra a criança.

Segundo a Secretaria de Assistência Social, a ferramenta recebe as denúncias a qualquer momento, pelo canal de atendimento (22) 99249-9976, e as respostas são fornecidas durante o horário comercial, de segunda a sexta, das 9h às 17h. O sigilo é garantido.

“Desde o lançamento, o Zap da Cidadania tem possibilitado aos moradores de Cabo Frio que façam denúncias de violações de direitos de forma segura. As violações são diversas, os atendimentos constantes, e todos são respondidos. Em 2023, temos recebido mensagens quase todos os dias. Priorizamos pela empatia e agilidade na orientação e solução de cada demanda. Através do apoio e acolhimento de nossa equipe e de toda a rede, os casos encaminhados podem ser resolvidos”, afirma o coordenador-geral de Direitos Humanos, Felipe Fernandes.

Segundo ele, após o recebimento da denúncia, a equipe orienta o denunciante e encaminha para o equipamento correspondente, já que o papel da ferramenta é acolher e encaminhar demandas de violação de direitos de qualquer caso de violação da dignidade humana, inclusive com atuação conjunta com outros setores. A ação conta ainda com apoio jurídico, psicológico e a equipe acompanha a vítima até a delegacia, caso seja necessário.

Desde a implantação, a equipe da Coordenadoria-Geral tem realizado ações para divulgação do canal. Na semana passada, houve a distribuição de cartazes em espaços públicos de Tamoios, como no PAM de Santo Antônio; o Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva; a Secretaria-Adjunta de Assistência Social e o Conselho Tutelar. A ação continua esta semana.

Atendimento a imigrante

Em dezembro do ano passado, em parceria com a Coordenadoria de Migração e Refúgio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, a Coordenadoria-Geral de Cabo Frio realizou o primeiro atendimento a um imigrante uruguaio para auxiliar no recebimento de um benefício disponível no banco.

A equipe entrou em contato pela ferramenta, fez o atendimento presencialmente e o acompanhou até a Polícia Federal, no Aeroporto Internacional de Cabo Frio, para emissão de documentação e, poucos dias depois, ele conseguiu sacar o benefício.

O atendimento foi possível após a realização de uma capacitação para atendimento a imigrantes e refugiados no auditório da prefeitura de Cabo Frio, em parceria com o Governo do Estado. Na ocasião, participaram os responsáveis dos equipamentos da Assistência Social, como os Centros de Referência em Assistência Social (Cras). O atendimento ao imigrante uruguaio surgiu a partir de uma demanda do Cras da Praia do Siqueira.

 

Foto: divulgação