Resende começa a dar a dose de reforço da vacina bivalente

Imunizante protege população contra as subvariantes da ômicron

Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia na próxima segunda-feira, a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 com a Pfizer bivalente, imunizante que protege contra as subvariantes da ômicron.

A campanha será iniciada pela fase 1, que contempla os grupos prioritários: pessoas a partir de 80 anos; pessoas que vivem em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e respectivos funcionários; além de pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos.

De segunda a sexta-feira (entre segunda a 03/03) a aplicação da Pfizer bivalente acontecerá no Centro Municipal de Imunização (CMI) das 9h às 16h (confira abaixo listagem completa).

Já na quinta e na sexta-feira, (2 e 3 de março), a aplicação da dose de reforço com a bivalente será feita nos postos de saúde das 9h às 16h, e na Clínica da Família, localizada na Morada da Montanha, entre 9h e 20h.

– A vacina bivalente consegue proteger mais a população porque ela age diretamente nas subvariantes da ômicron, que chegaram no país no último ano. Estas subvariantes são as que mais têm afetado a população e têm o índice de transmissão mais alto. Para que o morador consiga tomar a dose, é necessário apresentar o comprovante de vacina com o registro das doses anteriores. Inicialmente, a vacina vai abranger apenas o grupo prioritário, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Além disso, a aplicação da bivalente só pode ser feita em pessoas que receberam pelo menos duas doses  da vacina contra a Covid – explicou Jayme Neto, secretário de Saúde.

Para receber a dose bivalente, é necessário ter um intervalo de 4 meses da última aplicação.

Definição de indivíduos imunocomprometidos ou em condição de imunossupressão:
– Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea
– Pessoas vivendo com HIV (PVHIV)
– Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses ≥ 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente por ≥ 14 dias
– Crianças que usam prednisona equivalente ≥ 2mg/dia por quilo por mais de 14 dias até 10 kg
– Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão
– Pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias); pessoas com doença renal crônica em hemodiálise
– Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses
– Pessoas com neoplasias hematológicas

 

Foto: Raimundo Brasil