Angra inicia aplicação de vacinas bivalentes contra a covid
Indígenas, quilombolas, idosos acima de 70 anos e pessoas acolhidas em instituições de longa permanência serão os primeiros a receber o novo imunizante
Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, será iniciada nesta segunda-feira, em Angra dos Reis, mediante agendamento, a vacinação contra a covid-19 com imunizantes bivalentes, que oferecem proteção tanto quanto às cepas originais do vírus quanto para a ômicron e as subvariantes que circulam atualmente.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, num primeiro momento, a imunização não será efetuada em todas as unidades devido ao público-alvo da primeira etapa ser específico.
Na segunda-feira, 27, a vacinação começa com os indígenas e quilombolas; na terça-feira, 28, começam a ser imunizados pessoas acolhidas em instituições de longa permanência; na quarta-feira, 1º de março, a imunização para idosos acima de 70 anos será iniciada.
Para não haver perda, já que os frascos dos imunizantes são multidoses, aqueles que se encaixam no público-alvo deverão agendar a imunização nas ESFs mais próximas de suas residências. No dia marcado, a pessoa deve apresentar identidade, CPF, cartão do SUS e cartão de vacina. Além disso, para ser vacinada, o morador tem que obrigatoriamente possuir o esquema primário de vacinação completo, ou seja, duas doses pelo menos. Vale ressaltar que a bivalente, que será anual, só pode ser ministrada após 4 meses da última dose da monovalente.