Angra dos Reis segue em estado de atenção
Trecho da Rio-Santos próximo à Praia Brava foi liberado; apesar dos altos índices registrados, não há vítimas ou desabrigados
Apesar de a chuva ter cessado, a Defesa Civil de Angra dos Reis segue em estado de atenção por conta do alto índice acumulado de chuva na noite desta terça-feira: 150 mm em Praia Brava, 115 mm na Vila Histórica de Mambucaba e 83 mm no Parque Belém – bairros com os maiores índices.
O trecho da Rio-Santos que havia sido interditado, em Praia Brava, por conta do deslizamento de pedras, foi liberado.
Em relação aos deslizamentos nos fundos de uma residência no Frade, na Rua Portugal, a Defesa Civil, depois de uma análise preliminar na noite de terça-feira, retorna hoje ao local para reavaliar a situação – a casa já estava interditada desde 2015. Não houve vítimas em nenhuma das duas ocorrências, assim como não foram solicitadas vistorias por conta de alagamentos em residências ou quedas de árvores.
Em relação ao muro de contenção entre o Morro da Carioca e o Morro do Santo Antônio, a Defesa Civil fez a vistoria, interditou três imóveis por conta do risco detectado, encaminhou as famílias que viviam nas residências à Ação Social – aluguel social – e está produzindo um laudo que será enviado à Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, que ficará responsável pelo caso.
O sistema de alerta e alarme da Defesa Civil foi ativado às 16h de ontem, a partir do envio de mensagens sobre a possibilidade de chuva moderada a forte à população.
Em seguida, às 18h50, mensagens sobre o registro de altos índices de chuva também foram emitidas. A Prefeitura está mobilizada e segue monitorando a situação meteorológica em Angra e região. Os moradores devem seguir as orientações da Defesa Civil e, em caso de necessidade, ligar para 199 / (24) 3365-4588.