Rio fecha acordo de cooperação em habitação com estados do Sul e Sudeste
A Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social do Rio de Janeiro (Sehis) integrou um grupo inter-regional para promover ações que levem à promoção da moradia popular. O acordo para elaborar um termo de cooperação foi firmado pelos integrantes do primeiro Grupo de Trabalho dedicado à Habitação no Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado de quinta a sábado (4), na Fundação Getúlio Vargas.
O evento está em sua 7ª edição e, pela primeira vez, contou com uma sala dedicada à habitação de interesse social, demonstrando a importância e o foco do governo estadual na área.
Durante o evento, gestores das pastas Habitação, Cehab e Iterj se uniram a representantes de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná para assumir o compromisso de manter um alinhamento contínuo. A medida inclui a criação de consultorias, capacitações e seminários que viabilizem avanços conjuntos nas políticas públicas sobre o tema.
O segundo pacto assumido pelos gestores consiste em garantir a participação do COSUD Habitação em eventos do cenário nacional, por meio da Associação Brasileira de COHABs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHU).
“Foram dias incríveis de troca e cooperação entre estados que detêm a maior parte do PIB, 119 milhões de habitantes e, talvez, um dos maiores desafios em políticas públicas do país. Aprendemos muito, criamos um grupo permanente e já estamos agendando visitas técnicas aos estados participantes para ver de perto o que tem funcionado para cada região”, adiantou o secretário de Habitação, Bruno Dauaire.
Os estados participantes assinaram uma carta compromisso a fim de cumprirem as metas estabelecidas durante o consórcio.