Polícia Militar Ambiental identifica degradação ambiental após denúncia do Linha Verde em São Fidélis
A Polícia Militar Ambiental realizou na última sexta-feira (10) uma fiscalização em São Fidélis, no Norte Fluminense, após receber uma denúncia de queimada registrada pelo Linha Verde – programa do Disque Denúncia voltado para crimes ambientais.
De acordo com a equipe da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano, a denúncia levou os policiais à Rua Eliete Neves de Souza, no Parque Tinola, onde foi constatada a degradação ambiental de uma área de aproximadamente 100 mil metros quadrados. Os agentes observaram o desmatamento seguido de queimada de vegetação com características de nativas e do bioma mata atlântica, além de restos de material lenhoso amontoados.
Ainda segundo os policiais da 2ª UPAm, o local é de preservação permanente, devido à existência de um córrego próximo ao ilícito, e, aparentemente, foram utilizados tratores para efetuar a supressão da vegetação. Durante diligências, os agentes foram informados que a propriedade pertence a uma pessoa que não se encontrava naquele momento. A equipe da UPAm encaminhou a ocorrência para a 141ª DP após perícia no local.
O Linha Verde é um canal que a população usa para denunciar crimes ambientais em todo o Estado do Rio de Janeiro. As denúncias podem ser feitas pelos números 0300-253-1177 ou (21) 2253-1177, pelo aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, pelo WhatsApp através do (21) 99973-1177, pelo site do Disque Denúncia ou pelo Facebook. O anonimato é garantido ao denunciante em todos os canais de atendimento.
O Linha Verde, também conhecido como Disque Denúncia do Meio Ambiente, reforça a importância da colaboração da sociedade para coibir crimes ambientais e proteger o meio ambiente.