Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial: Angra dos Reis se une à luta contra o preconceito
A cidade de Angra dos Reis celebrara o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial com uma série de atividades no “21 das Pretas”. A programação terá início nesta terça-feira (21) às 9h, com uma caminhada que partirá da Praça General Osório, no Centro da cidade, seguida de uma roda de conversa sobre “A Identidade da Mulher Preta na Sociedade Racista”, na Casa Larangeiras. Além disso, oficinas gratuitas serão oferecidas no espaço cultural.
A expectativa da Coordenação Técnica das Comunidades Tradicionais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania é de que haja uma ampla adesão do público às atividades, para que se possa conscientizar cada vez mais sobre o tema.
O Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial tem uma origem triste e violenta. Em 1960, na África do Sul, cerca de 20 mil negros protestaram contra a lei que restringia seus deslocamentos. A manifestação foi pacífica, mas tropas do exército atiraram contra a multidão, resultando em 68 mortes e 189 feridos na cidade de Johannesburg. O motivo? Os manifestantes exigiam a abolição da lei do passe, que obrigava os negros a portarem cartões como registro dos locais por onde lhes era permitido circular. Essa data ficou conhecida como o massacre de Sharpeville. Em memória a essa tragédia, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.