Projeto “Amigos Especiais” promove conscientização sobre Síndrome de Down em Volta Redonda
A Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado, em Volta Redonda, foi palco nesta terça-feira (21) do 1º Movimento de Conscientização do Dia Internacional da Síndrome de Down. Organizado pelo projeto Amigos Especiais, o evento contou com o apoio da prefeitura, por meio das secretarias da Pessoa com Deficiência (SMPD), de Cultura (SMC) e de Administração (SMA), além da Ordem dos Advogados do Brasil em Volta Redonda (OAB-VR).
O objetivo do movimento, segundo Ingrid Oliveira Pereira, integrante da direção do projeto Amigos Especiais e mãe de uma criança com Síndrome de Down, foi conscientizar a população sobre a síndrome, dando mais visibilidade a esse público.
Durante o evento, que contou com a participação do secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, a OAB-VR ofereceu atendimento ao público, por meio de representantes da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Para promover a inclusão e a diversão das crianças com Síndrome de Down e outras deficiências, foram disponibilizadas bicicletas e skates adaptados pelo Grupo MAE, além de atividades promovidas pelo Grupo Bike Anjo.
O sucesso do evento foi tão grande que Ingrid Oliveira afirmou que o movimento deve ser realizado anualmente, para relembrar que as pessoas com Síndrome de Down precisam de espaço e reconhecimento na sociedade.”