Projeto “Revi-VER” da Prefeitura de Volta Redonda já realizou mais de 10 mil cirurgias de catarata
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda, através do projeto “Revi-VER”, já ajudou mais de 10 mil moradores a recuperarem a visão através de cirurgias de catarata. Desde que o projeto foi criado em junho de 2021, foram realizados 5.577 procedimentos na primeira etapa e 4.971 na segunda, totalizando 10.548 cirurgias pelo SUS.
As operações acontecem em um caminhão adaptado como centro cirúrgico na Ilha São João, onde os pacientes comparecem com hora marcada e exames pré-operatórios prontos. A revisão é realizada no dia seguinte ao procedimento e também após 30 dias da cirurgia.
Algumas cirurgias também foram realizadas no Hospital São João Batista (HSJB) devido ao quadro clínico de alguns pacientes que precisam de sedação durante o procedimento e acompanhamento hospitalar. A próxima etapa do projeto está prevista para acontecer de 11 a 15 de abril, com 525 cirurgias programadas, 500 procedimentos pós-operatórios e 250 avaliações.
Os moradores de Volta Redonda que possuem diagnóstico de catarata e ainda não estão cadastrados no “Revi-VER” podem se inscrever no Dipa (Departamento de Informação, Programação e Avaliação), na sede da Secretaria de Saúde, no bairro Niterói, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É necessário levar o cartão do SUS ou CPF, um documento com foto do paciente e um número de telefone para contato.
A prefeitura enfatiza que as pessoas que já fizeram o cadastro para a cirurgia de catarata não precisam renovar a solicitação e que todos os pacientes na fila de espera serão convocados para o procedimento através de uma comunicação oficial da Secretaria de Saúde. Além disso, não há orientação para que as pessoas procurem atendimento diretamente na Ilha São João.