Câmara Municipal de Petrópolis discute soluções para fornecimento de energia elétrica na cidade
A Câmara Municipal de Petrópolis realizou uma audiência pública para discutir a prestação e fornecimento de energia elétrica na cidade. O evento foi presidido pelo Vereador Octavio Sampaio e contou com a participação de representantes da empresa Enel, responsável pelo fornecimento de energia na região. Durante a reunião, foram apresentados detalhes sobre a operação da empresa na cidade, bem como os serviços emergenciais realizados durante as fortes chuvas do último carnaval.
Rafael Rohling, responsável pelo pólo operacional da Enel na região serrana, apresentou dados que mostram que foram realizados oito vezes mais serviços e atendimentos entre os dias 13 e 20 de fevereiro, comparados a um dia normal. “Foram 350 galhos retirados, 250 ocorrências por raios e ainda mais de 60 postes substituídos”, explicou Rafael.
Durante a audiência, Octavio Sampaio destacou a estrutura insuficiente da empresa de fornecimento de energia e o impacto negativo para empresários que não conseguem iniciar ou expandir seus negócios devido à falta de energia elétrica. Ele ainda enfatizou que a audiência pública é um momento para entender como o poder legislativo pode ajudar a melhorar a prestação de serviços de energia elétrica no município.
O vereador solicitou relatórios sobre os furtos de energia em Petrópolis, possibilidades de desburocratização no atendimento aos clientes, o plano de contingência da empresa para as chuvas de verão e a quantidade de equipes atuantes no último carnaval. Andreia Andrade, gerente de Relações Institucionais da Enel, afirmou que a empresa enviará todas as informações solicitadas em um prazo máximo de 20 dias úteis.
Além dos representantes da empresa Enel, estiveram presentes na audiência pública representantes da sociedade civil, o sub-secretário de Óleo, Gás e Energia do Estado do Rio, Daniel Lamassa, e os vereadores Domingos Protetor, Dr. Mauro Peralta, Gilda Beatriz, Júlia Casamasso, Marcelo Chitão, Eduardo do Blog e Gil Magno.