Mutirão do Bolsa Família em Barra Mansa: prefeitura busca garantir continuidade do programa para cadastrados

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), irá promover no dia 14 de abril, um mutirão para atualização dos dados das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família do Governo Federal. O objetivo da ação é garantir a continuidade do programa para todos os cadastrados.

De janeiro a março de 2023, foram registradas mais de três mil novas inscrições no Cadastro Único para recebimento do benefício. Atualmente, 24 mil famílias estão inscritas no programa em Barra Mansa.

Ao todo, 3.500 famílias correm o risco de ter o benefício bloqueado caso não atualizem seus dados. O mutirão abrangerá quase 30 bairros, contemplando as localidades de Abelhas I e II, Antonio Rocha, Apóstolo Paulo, Ataulfo de Paiva, Boa Sorte, Cafarnaum, Entanha, Goiabal, Jardim Primavera, Piteiras, Loteamento Chinês, Jardim América, Jardim Marajoara, Jardim Marilu, Monte Cristo I e II, Nova Esperança, Presidente Dutra, Roselândia I e II, Santa Clara, Santa Helena, Santa Lúcia, São Luiz I e II, São Pedro e Vila Independência.

O mutirão será realizado em todos os seis Cras do município, em datas a serem divulgadas posteriormente. As famílias que precisam atualizar seus cadastros vêm recebendo notificações desde o final de 2022, por meio do aplicativo “Caixa Tem” ou pelos extratos bancários no momento do saque do benefício.

O responsável familiar deve comparecer ao local do mutirão com os documentos de todos os membros da família, comprovantes de renda e de residência. Para menores de 18 anos, é necessário levar declaração escolar e caderneta de vacinação atualizada.

O secretário da SMASDH, Fanuel Fernando, ressaltou o pedido do prefeito Rodrigo Drable para intensificar os esforços e evitar o bloqueio do benefício para os moradores de Barra Mansa. “Vamos realizar seis mutirões no município, sendo que o do dia 14 de abril, no Cras São Pedro, será o primeiro. Queremos que as 3.500 famílias que precisam atualizar ou não seus dados consigam concluir essa atualização com sucesso e não percam seus benefícios”, pontuou Fernando.