Nova Iguaçu promove caminhada para conscientização sobre Transtorno do Espectro Autista
A Prefeitura de Nova Iguaçu realizou neste domingo (2) uma caminhada em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Mais de 400 pessoas participaram da ação, que teve como objetivo conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento aconteceu na Praça Vitória, no bairro da Luz, e contou com a presença de muitas crianças autistas acompanhadas de seus pais.
Os participantes usaram balões azuis, cor que simboliza o autismo, e percorreram dois quilômetros, passando pela Praça do Skate e Avenida Doutor Mário Guimarães, até retornar à Praça Vitória. Durante o trajeto, foram usadas faixas alusivas à causa. A Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana deu apoio com agentes e acompanhou todo o percurso, que durou cerca de uma hora.
Alunos da rede municipal de ensino, crianças de Centros de Atenção Psicossocial Infantil e com síndrome de Down, além de alunos do Centro Olímpico e Vila Olímpica de Nova Iguaçu também participaram do evento. Além da caminhada, os presentes puderam participar de atividades sensoriais, lúdicas, musicais e motoras. As crianças ainda se divertiram com tobogã e pula-pula, além de muita pipoca. Para alertar a população sobre os direitos do autista, foram distribuídos panfletos durante a ação.
Mãe de Miguel, de 12 anos, Michele Valentim, de 45, disse que a caminhada é importante para conscientizar as pessoas sobre o autismo e que é uma honra lidar com o filho diariamente. O Subsecretário de Esporte e Lazer de Nova Iguaçu, Rafael Reina, anunciou que o evento será anual e espera que a caminhada seja ainda maior em 2024, com a possibilidade de realização na Via Light.