Prefeito de Niterói fala sobre experiência em gestão de dados em curso do BID
O prefeito de Niterói, Axel Grael, ministrou palestra na manhã desta terça-feira (04) durante a capacitação “Big Data para Cidades Inteligentes”. O curso on-line, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), contou com mais de 3 mil inscritos de mais de 500 municípios do Brasil. Juntamente com outros cinco prefeitos do país, Axel participou da abertura do evento e apresentou a experiência de Niterói na implantação de sistemas e gestão de dados.
Durante a palestra, Axel comentou sobre as iniciativas adotadas ao longo de uma década que levaram Niterói a estar entre as oito cidades mais inteligentes do Brasil, segundo o ranking Connected Smart Cities. Ele também mencionou o prêmio recebido pelo Sistema de Gestão da Geoinformação da Prefeitura (SIGeo) em 2017, como a melhor ferramenta do tipo no país.
O prefeito destacou a concentração de dados em poucos locais, o que facilitou a tomada de decisões na gestão pública e, consequentemente, gerou bons resultados para os cidadãos. Ele citou o aplicativo Colab, que permite a participação da população em consultas públicas e processos participativos digitais, como reclamações, agendamento de vacinação, entre outros serviços. Axel enfatizou que a resolubilidade dos problemas chega a 90%.
O Grael também mencionou a construção do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que possui mais de 500 câmeras espalhadas pela cidade, e o gerenciamento de sinalização semafórica, que organiza e dá mais mobilidade ao trânsito. Além disso, Axel falou sobre a importância dos dados serem mais abertos à população, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Os prefeitos de São Luís, Rio de Janeiro, Aracaju, Novo Hamburgo e Recife também participaram da mesa de abertura do curso. A capacitação “Big Data para Cidades Inteligentes” é gratuita, tem 9 horas de duração e vai até o dia 9 de maio. A secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói, Valéria Braga, participará da mesa “Governança de dados para cidades inteligentes, protegidas e inclusivas” no dia 18 de maio, às 10h.