Rio de Janeiro busca visão humanizada da política habitacional através de intercâmbio com Paraná

Em busca de novas ideias para aprimorar os programas habitacionais do Rio de Janeiro, o secretário de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire, enviou uma equipe de técnicos da pasta para realizar um intercâmbio no Paraná. O estado do Sul é referência no país, tendo entregado mais de 60 mil unidades habitacionais nos últimos quatro anos.

Dauaire destaca a importância do intercâmbio: “Nas reuniões que tive no Ministério das Cidades e na Caixa Econômica Federal, o Paraná foi destacado pelo sucesso na sua política habitacional. Queremos aprender com eles para trazer as melhores práticas ao Rio de Janeiro. Tenho certeza que essa aproximação vai trazer bons resultados para o nosso estado.”

Durante dois dias de trabalho na Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), os servidores fluminenses conheceram o programa Casa Fácil, que oferece financiamento de moradia para famílias com até seis salários, e o sistema de informações de necessidades habitacionais. Eles também visitaram espaços de requalificação de favelas em Prudentópolis, um condomínio exclusivo para idosos e uma fábrica de construção industrializada que está montando casas para atender famílias de São Sebastião, litoral de São Paulo, afetadas por uma tragédia que deixou mais de 60 mortos.

A subsecretária de Habitação, Dianne Arrais, destacou a visão humanizada da política habitacional do Paraná: “Além de resultados, o Paraná tem uma visão humanizada da política habitacional. E é essa marca que também queremos nos nossos programas. O intercâmbio ampliou nossas possibilidades de atuação significativamente, porque essa construção conjunta é sempre muito válida para adaptarmos a nossa realidade. Depois de dias com tanto aprendizado, posso dizer que a consolidação da política de habitação do nosso estado está só começando.”

A cooperação entre os estados faz parte do Consórcio de Integração das Regiões Sul e Sudeste (Cosud), e o presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Jorge Lange, convidou Bruno Dauaire para ser o vice-presidente do Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social. Lange afirmou que o Paraná irá colaborar ao máximo na estruturação da secretaria e ajudar a construir um programa forte para o Rio de Janeiro.