Salas de Leitura promovem o Projeto Leitor em três escolas municipais de Porto Real
Três escolas municipais de Porto Real deram início ao Projeto Leitor na última terça-feira, dia 11 de março, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo através das Salas de Leitura, com o objetivo de incentivar e introduzir os estudantes no universo dos livros.
Na Escola Marina Graciani Fontanezzi, em Bulhões, o projeto recebeu o nome de “Linha do Tempo do Livro” e buscou apresentar aos estudantes a evolução desde as primeiras formas escritas até o surgimento do livro que conhecemos hoje. Já no CIEP Brizolão 487 – Oswaldo Luiz Gomes, o tema do projeto foi “Cine Literário”, com o objetivo de inserir a arte do cinema no processo de ensino-aprendizagem por meio de uma visão multidisciplinar como um meio de aproximar os alunos da narrativa audiovisual.
Na escola Maria Hortência Nogueira, o tema do projeto foi “Tecendo Valores”, e os professores desenvolveram cinco atividades práticas, como Quiz de Personagens, Soletrando, Produção de Poemas ao Vento, Empatia e Fábula: Despertando Valores de Forma Lúdica.
De acordo com a secretária de Educação, Maria Madalena Ferreira, as unidades contaram com recursos materiais para as atividades, que foram elaboradas em um horário especial para que as turmas participassem da maioria das atividades. “Esse é um projeto voltado para o incentivo à leitura e busca envolver toda a comunidade escolar e não somente os alunos.
A Secretaria tem investido em ações voltadas para o desenvolvimento de práticas de letramento, através da implementação de aulas de Leitura nos Anos Finais e envio de recursos digitais para facilitar o desenvolvimento das atividades, como as TVs Smarts de 65 enviadas para todas as Salas de Leitura da rede”, concluiu a secretária.