5ª UPAm identifica terraplanagem e desmatamento em sítio localizado no município de Sumidouro
Uma área degradada de pelo menos 5 mil metros quadrados foi encontrada nesta terça-feira por policiais militares da 5ª UPAm no município de Sumidouro. Através de uma denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), os agentes ainda identificaram os crimes de desmatamento e terraplanagem.
De acordo com a equipe lotada na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos, subordinada ao Comando de Polícia Ambiental, os ilícitos foram constatados no interior de um sítio localizado na Estrada dos Maduros, no bairro Dona Mariana. Cumprindo a ordem de policiamento e após autorização do proprietário do local, os policiais entraram no terreno a fim de realizar a fiscalização.
Foram identificadas extrações de diversas árvores do bioma mata atlântica, com características nativas, em estágio médio e avançado de regeneração, muito possivelmente com utilização de máquinas, além da movimentação de terra do próprio terreno. No topo do morro, foi feito inclusive um açude para irrigação de lavouras, mas segundo o responsável, o serviço havia siso interrompido na última segunda-feira, quando o maquinário saiu do local. Tendo como base os artigos 38 e 60 da lei de crimes ambientais, os policiais da 5ª UPAm procederam à 111ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
O Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente, solicita a ajuda da população para denunciar crimes ambientais em todo o Estado do Rio. Por telefone, as denúncias podem ser feitas pelos números 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177. O serviço também disponibiliza o serviço via Internet, através do aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, pelo WhatsApp através do (21) 99973-1177, pelo site do Disque Denúncia ou pelo Facebook. Em todos os canais o anonimato é garantido ao denunciante.
Foto: divulgação