Empresários de Petrópolis se unem por uma agenda de desenvolvimento econômico
A mobilização empresarial para impulsionar o desenvolvimento econômico de Petrópolis contou com a adesão de 21 instituições, representando mais de 100 mil pessoas ocupadas em diversos setores da cidade. Nesta sexta-feira (14), as entidades estão reunidas com o governo do estado para elaborar uma pauta de trabalho. O encontro contará com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Farah, da subsecretária de Projetos Estratégicos da pasta, Fernanda Curdi, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado (Codin), Júlio Andrade.
O presidente da Câmara de Diretores Lojistas de Petrópolis, Cláudio Mohammad, destacou que as propostas apresentadas são viáveis e podem ser executadas em um prazo razoável. O governo do estado foi identificado como o agente público com mais condições em recursos e celeridade para atender os pleitos, além de ter condição política de pressionar pela execução daqueles que dependem do governo federal.
A pauta de reivindicações será apresentada por setores: transporte, infraestrutura, tecnologia, defesa civil, segurança, turismo, eventos e desenvolvimento econômico. Alguns dos pleitos são a ligação Bingen-Quitandinha e a ligação ferroviária de 8 Km entre Vila Inhomirim (Magé) ao Alto da Serra (Petrópolis), para permitir a volta do trem Rio – Petrópolis, a instalação de um Centro de Convenções multiuso e a formação de um corredor industrial na BR-040.
Os setores também identificaram como essenciais a criação da Faculdade de Tecnologia e a inclusão de um curso de tecnologia (programação de computadores) no ensino médio em Petrópolis, além de uma campanha de divulgação da cidade para consolidar o turismo e atrair investimentos.
O programa Petrópolis 2030 conta com representantes da indústria, comércio, construção civil, confecção, tecnologia, hotelaria, eventos e cervejaria. A proposta é que as reivindicações sejam encaminhadas às pastas específicas do governo estadual para que sejam acompanhadas por grupos de trabalho formados pelos empresários, com prazos estabelecidos e projetos apresentados. A presença do presidente da Codin no evento é vista pelos empresários como uma oportunidade de atrair empresas para a cidade em um possível corredor industrial na BR-040.