SME de Volta Redonda investe em tecnologia educacional para promover inovação nas escolas
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Volta Redonda adquiriu 3.083 Chromebooks para estudantes do Ensino Fundamental. Segundo o coordenador de Tecnologia Educacional da SME, Bruno Moreira, esses computadores são destinados exclusivamente aos alunos, enquanto os professores receberão notebooks, que têm uma estrutura mais robusta.
Os Chromebooks possuem um sistema operacional mais leve, o Chrome OS, e podem ser utilizados para diversas tarefas, desde pesquisas na internet até assistir filmes, por exemplo. Gabinetes de recarga também foram adquiridos para armazenar e carregar os equipamentos.
Além disso, a SME licitou um link de internet para complementar a rede já existente nas mais de 100 unidades de ensino. As escolas já contam com o serviço fornecido pela EPD e pelo programa Educação Conectada, do Governo Federal. Segundo Moreira, 80% das escolas já receberam essas melhorias e o restante deve receber em breve.
A SME também está promovendo a entrega de Smart TVs, de 60 e 65 polegadas, em todas as escolas de Ensino Fundamental de Volta Redonda, uma para cada sala de aula. As creches e centros de Educação Infantil também receberão TVs. Ao todo, são 730 equipamentos. Computadores desktops para equipar os laboratórios de informática estão em processo de compra.
Esses investimentos fazem parte de um pacote pensado em 2021 pela gestão da professora Therezinha Gonçalves e constituíram o Centro de Mídias da SME, uma equipe destinada a trabalhar com tecnologia educacional. Além das compras de equipamentos, formações estão sendo realizadas para capacitar os profissionais para o uso dos Chromebooks. O secretário municipal de Educação, Sérgio Sodré, destacou a importância de inovar e levar oportunidades de aprendizado aos alunos por meio da tecnologia. Ele acredita que o uso dos Chromebooks aumenta o engajamento dos estudantes.