Turismo no Rio de Janeiro: cidades da Região dos Lagos estão entre as preferidas pelos turistas estrangeiros
Uma pesquisa apresentada nesta segunda-feira (17) pela Fecomércio-RJ revelou dados interessantes sobre a experiência de turistas estrangeiros no estado do Rio de Janeiro. De acordo com a pesquisa, o motivo principal da viagem dos turistas é o lazer (83%), e eles costumam permanecer cerca de 10 dias no estado. A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 14 de março e ouviu 866 turistas estrangeiros.
Entre as cidades mais visitadas com pernoite, destacam-se o Rio de Janeiro, Búzios, Cabo Frio, Paraty, Arraial do Cabo, Niterói, Macaé, Petrópolis e Mangaratiba. Os hotéis são a escolha da maioria dos turistas para hospedagem (64,4%), seguidos pelas pousadas (20,7%) e imóveis via plataformas digitais (17,7%).
A nota média dada pelos turistas para o estado foi 9,2, numa escala de 1 a 10. A pesquisa também avaliou os gastos efetuados pelos turistas e os produtos mais adquiridos durante a viagem, além de indicar pontos positivos e negativos destacados pelos turistas durante a estadia.
A pesquisa mostrou que a grande maioria dos turistas (74,5%) não consideraram o estado do Rio de Janeiro um destino caro e que 60,5% dos turistas estrangeiros realizaram compras durante a viagem ao estado. Roupas foram os produtos mais comprados (64,1%), seguidos por alimentos e bebidas (37,2%) e calçados (25,4%).