Projeto “Câmara Jovem” de Nova Friburgo promove formação política para estudantes
O Projeto Câmara Jovem está em pleno andamento no Legislativo de Nova Friburgo. Nesta quarta-feira (19) os candidatos a jovens vereadores se reunirão no Plenário Jean Bazet, às 15h, seguindo o cronograma estabelecido pela coordenação do programa. A transmissão ao vivo do evento será feita pela TV Câmara, pelo canal oficial do YouTube.
Em uma das primeiras etapas, a Câmara Municipal e a Secretaria Municipal de Educação convocaram os diretores da rede municipal de ensino para apresentar o projeto e fornecer o Manual do Candidato. O prazo para a elaboração do Projeto de Lei, seguido de apresentação aos demais alunos, será de 24 a 28 de abril.
A Eleição Geral dos 21 Jovens Vereadores está marcada para 05 de maio. No mês de maio, dia 18, durante a Sessão Plenária presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, ocorrerá a diplomação dos eleitos e a cerimônia de entrega dos diplomas. Na ocasião, será eleita a Mesa Diretora, composta pelo Presidente, Vice-Presidente e Secretário.
Na mesma data, ocorrerá a Sessão de Instalação da Câmara Jovem de 2023, com a apresentação e defesa dos Projetos de Lei. A formação dos Jovens Vereadores e a visita aos gabinetes dos parlamentares está prevista para o dia 12 de junho. No dia 21, será a vez de visitar o gabinete do Prefeito e as Secretarias Municipais.
A Sessão para votar as propostas está agendada para o dia 14 de setembro. A edição deste ano do Câmara Jovem será encerrada no dia 22 de novembro, com a entrega do livro contendo os Projetos de Lei votados e aprovados pelos Jovens Vereadores às escolas participantes e ao Presidente da Câmara Municipal.
As Escolas Municipais Alcides Francisco Brantes, Cypriano Mendes da Veiga, Dante Magliano, Dermeval Barbosa Moreira, CEFFA Flores de Nova Friburgo, Juscelino Kubitschek de Oliveira, Maximillian Falck, Monsenhor José Antônio Teixeira, Odette Penna Muniz, CEFFA Rei Alberto I, Rui Barbosa, Tiradentes, Umbelina Breder de Queiroz, Vevey La Jolie e Cecília Meireles participam do projeto em 2023.
As unidades com até 60 alunos terão direito a um representante, enquanto as que têm entre 60 e 100 alunos poderão ter dois, e as unidades com mais de 100 alunos poderão contar com três representantes.