Música, gastronomia e arte: Festa de São Jorge em Nova Iguaçu oferece opções de lazer para toda a família

A Festa de São Jorge, um dos eventos mais tradicionais do calendário iguaçuano e considerado Patrimônio Cultural de Nova Iguaçu, terá uma edição especial este ano. Organizada pela Igreja de Nossa Senhora de Fátima e São Jorge e pela Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT) e pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), a festa acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de abril, na Rua Getúlio Vargas, no Centro.

A grande novidade da edição deste ano é a exposição “Salve Jorge 23”, que chega à sua décima edição com um coletivo de mais de 200 artistas. O renomado artista plástico Raimundo Rodrigues, conhecido pelos trabalhos realizados a partir de sucatas e que assinou os cenários de “Hoje é dia de Maria” e “Capitu”, da Rede Globo, produziu um cavalo robótico que fará uma performance pela rua, acompanhado de música ao vivo, participação de grupos de Maracatu, bailarinos e atrizes.

“São Jorge representa todo sentimento de resistência e enfrentamento às injustiças. Quando devoção e arte se encontram, o caminho do entendimento se torna mais fortalecido. É uma festa do nosso povo que tem um significado muito especial e que esse ano ganha força com os eventos que estamos realizando”, afirma Miguel Ribeiro, presidente da FENIG.

Além da exposição, a festa oferecerá diversas opções de gastronomia, artesanato e lazer, com os já conhecidos stands que participam da Feira Iguassú, e muita música boa com artistas locais, por meio do “Música na Natureza” e do “Viradão Cultural”, projetos que integram o Festival de Artes de Nova Iguaçu, uma realização da Prefeitura, por meio da Fenig e do Ministério do Turismo, com o apoio da SEMCULT e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM).

“Acredito que a exposição comemorativa da 10ª Edição “Salve São Jorge 23″, com a curadoria e obras de Raimundo Rodriguez, além de diversos outros artistas convidados, há de propiciar o encantamento que produziu em suas edições anteriores”, acrescenta Marcus Monteiro, secretário de Cultura de Nova Iguaçu.

Confira a programação da festa

Dia 21/04
Música na Natureza

17h – Alana Nogueira / pop rock nacional e internacional
18h – J.B. Quinteto / jazz e MPB
19h – Tia Judith / reggae
19h – Performance teatral de São Jorge com o Dragão com o Ator Augusto Vargas e figurino e cenografia do artista plástico Raimundo Rodrigues
20h – Alex Kid / pop rock nacional e internacional

Dia 22/04
Viradão Cultural

11h – Dani Luz – Poesia em trânsito
12h – Oficina Permanente de Teatro e Circo
13h – Cidinha França/ MPB e Gospel
14h – Dayana Pretah / dança
15h – Jawariali / música africana
16h – Gilson Cigolo / Som em movimento/mpb
17h – Silas Fernandes / jazz brasileiro
18h – Eduardo de Oliveira/ MPB
19h – Robson Souza / FORRÓ
20h – Felipe Fernandes / Rock
21h – Anos Dourados Edu Miranda / Samba
22h – Maurilio Sal / Forró

Dia 23/04
Música na Natureza

17h – Performance de arte urbana “Guerreiro da rua” – Apresentação multi-artística com pintura e música, construindo cenário visual representando a imagem de São Jorge e seu apelo popular
17h – Cris Reis TRIO / pop rock nacional e internacional
18h – Alcir Alves Qtto / MPB
19h – Trem Bala Rogéria Emmer / MPB e axé
19h – Performance teatral de São Jorge com o Dragão com o Ator Augusto Vargas e figurino e cenografia do artista plástico Raimundo Rodrigues
20h – Pimenta do Reino / forró

Missas
5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 12h, 14h, 15h, 16h, 19h e 20h

Procissão
17h