Obras de contenção atrasam reabertura de abrigo para moradores de rua em Petrópolis
O Núcleo de Integração Social (NIS), que oferece abrigo para pessoas em situação de rua em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, está fechado há mais de um ano. O abrigo, localizado no bairro Alto da Serra, pode receber até 150 pessoas, mas foi atingido por um deslizamento de terra e a queda de uma árvore durante as chuvas de fevereiro de 2022.
Desde então, o imóvel foi interditado pela Defesa Civil e teve que passar por duas obras de contenção que totalizam mais de R$ 737 mil. As obras deveriam ter sido entregues em março deste ano, mas ainda estão em fase final, segundo a Secretaria de Assistência Social.
De acordo com o Censo Pop, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Petrópolis, em 2022 a cidade tinha 137 pessoas em situação de rua. Deste total, 58% estavam acolhidas nos equipamentos da prefeitura, como a Unidade de Acolhimento Temporário (Unat) e o Centro POP, enquanto os demais 42% estavam nas ruas.
Com a chegada do inverno e as temperaturas mínimas que já chegam a 10 graus, torna-se ainda mais urgente a utilização de abrigos para acolher essas pessoas. A Secretaria de Assistência Social informou que, durante o período de obras no NIS, as outras unidades de abrigamento do município têm capacidade para atender a demanda da cidade.