Maricá reabre inscrições para Programa de Proteção ao Trabalhador

A partir da próxima segunda-feira (1), Maricá reabrirá as inscrições para o Programa de Proteção ao Trabalhador (PPT). A nova etapa permitirá que profissionais da área de beleza, construção civil, alimentação e pescadores cooperados se cadastrem no programa. Além disso, também estará abertas as inscrições para beneficiários do Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT), motoristas e entregadores de aplicativo, mototaxistas, cabeleireiros, manicures, pedicures, costureiras, taxistas com cartão de identificação de permissionário e ambulantes que possuem documento autorizativo da Prefeitura ou que tenham feito o pedido até o dia 1° de dezembro de 2022.

Os trabalhadores terão até o dia 15 de maio para efetuar o cadastro pelo site do Serviços Integrados Municipal (https://sim.marica.rj.gov.br/PPT), onde estão disponíveis todas as atividades de profissionais que podem ser cadastradas no PPT com os respectivos números da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). O atendimento presencial estará disponível no Centro Administrativo de Itaipuaçu, localizado na Rua Van Lerbergue, nº 249, que funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h; e na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na Rua Domício da Gama, nº 259, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Uma das novidades desta fase é que profissionais da área de alimentação (cozinheiro, doceiro, confeiteiro, churrasqueiro, etc.), beleza (depilador, maquiador, design de cílio e sobrancelha, etc.) e construção civil (pedreiro, eletricista, gesseiro, etc.) também poderão se inscrever. Desde o início do programa, em abril deste ano, mais de 11 mil maricaenses foram retirados da informalidade e já receberam o primeiro pagamento do benefício.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha, ressaltou a importância do programa para a cidade: “Com o programa, iniciado no mês de abril, mais de 11 mil maricaenses foram retirados da informalidade e já receberam o primeiro pagamento do benefício. Os trabalhadores que estão inseridos nas novas categorias divulgadas, peço que fiquem ligados nas datas para não perderem a inscrição deste programa, que é revolucionário e já está contribuindo para melhoria de vida dos trabalhadores de Maricá”.