Projeto social ‘Olhar da Perifa’ promove a valorização da cultura afro-brasileira em Cabo Frio

Neste fim de semana, o Parque Municipal da Fonte do Itajuru em Cabo Frio será o cenário para uma série de fotografias impressionantes. No sábado (6), às 15h, o projeto social Olhar da Perifa promoverá a ação “Descendemos de Reis e Rainhas Estúdio Itinerante”, que tem como objetivo fomentar a cultura afro-brasileira por meio da diáspora africana.

No local, será montado um estúdio com vários elementos da cultura afro, como tecidos ankara e tricoline, cabaças, dendê, búzios e um mapa do continente africano. As pessoas serão fotografadas neste cenário vestidas com roupas africanas, como verdadeiros descendentes de reis e rainhas.

O projeto social Olhar da Perifa, criado pela fotógrafa e produtora cultural Thammy Carvalho, foi contemplado em dois editais do Programa Municipal de Editais de Fomento e Difusão Cultural (Proedi), da Prefeitura de Cabo Frio, sob coordenação da Secretaria Municipal de Cultura.

A ação cultural “Descendemos de Reis e Rainhas Estúdio Itinerante”, premiada no Edital Cultura Viva nas Periferias, pretende levar conhecimento sobre a cultura afro-brasileira para as comunidades.

“Além de fotografar, passamos informações aos participantes sobre a cultura africana, com explicações didáticas sobre o continente e as regiões Subsaariana, Norte e Sul-Africanas. Além disso, falamos sobre personalidades negras importantes em diversas épocas, ancestralidade, tradição e resistência”, explica Thammy Carvalho.

O projeto Olhar da Perifa também foi contemplado com o Workshop de Fotografia para Jovens, no Prêmio Gilberto Marques de Fomento à Cultura. O workshop será realizado de 19 a 22 de julho, das 10h às 17h, no Ciep 458 Hermes Barcelos, no Jardim Esperança.

“O workshop é um curso de férias voltado para adolescentes da periferia. Serão três dias de aulas de fotografia para jovens estudantes da rede pública de ensino de Cabo Frio e um dia para a exposição do material produzido por eles. Essa ação vai acontecer no período de férias, colocando a moçada em contato com a fotografia, incentivando a criatividade e mostrando que a periferia é cultura”, acrescenta Thammy Carvalho.

Para a artista, os editais são muito importantes, pois proporcionam a possibilidade de mostrar sua visão de mundo através da fotografia e da arte. Para o público, significa o acesso a vários tipos de trabalhos artísticos, democratizando o acesso à cultura. Além disso, os editais fazem circular o dinheiro entre os artistas profissionais, e, neste ponto de vista, a Cultura de Cabo Frio está muito à frente dos outros municípios da região”, conclui Thammy Carvalho.