Búzios promoveu o V Fórum Intermunicipal para fortalecer a proteção e atendimento à mulher
Búzios sediou nesta quarta-feira (24) o aguardado V Fórum Intermunicipal da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher. O evento reuniu líderes municipais e estaduais com o objetivo de aprimorar as políticas públicas voltadas para a prevenção e combate à violência contra a mulher.
O fórum teve como principal enfoque a construção coletiva de políticas públicas regionais voltadas para a proteção das mulheres, atendendo às demandas específicas de cada município participante. O evento reuniu líderes e profissionais envolvidos nas questões femininas, incluindo gestores de entidades de apoio às mulheres e representantes da Patrulha Maria da Penha.
Daniele Guimarães, secretária da Mulher da cidade, teve a honra de abrir o evento, realizado no Hotel Atlântico Búzios. Em seu discurso, ela destacou o papel fundamental do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM). “É uma imensa satisfação estar aqui hoje, neste momento significativo que estamos vivenciando. Nosso trabalho é árduo e mais de 400 mulheres são atendidas por nossa Pasta. Tenho certeza de que esse intercâmbio de conhecimentos fortalecerá ainda mais a elaboração de políticas públicas de prevenção, proteção e enfrentamento à violência contra as mulheres”, declarou.
Durante o evento, Heloísa Aguiar, secretária Estadual Especial das Mulheres, ressaltou: “Saímos daqui com uma agenda repleta de trabalho, propostas e provocações, mas provocações pertinentes e concretas para fortalecer cada vez mais a rede de proteção à mulher, não apenas nesta região, mas em todo o nosso Estado. Tenho certeza de que sairão daqui propostas concretas e objetivas, e nós, como Secretaria Estadual, faremos a ponte com o Governo Federal para obter resultados o mais rápido possível para as nossas mulheres.”
Esse evento itinerante ocorrerá a cada dois meses, percorrendo municípios participantes como Rio das Ostras, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Itaperuna, Macaé, Quissamã, São Francisco do Itabapoana e São Pedro da Aldeia. Com essa iniciativa, a região busca fortalecer cada vez mais a proteção e o apoio às mulheres, garantindo uma sociedade mais justa e igualitária para todos.