Governo do Rio impulsiona desenvolvimento econômico nas cidades do interior do estado
O Governo do Rio está empenhado em um ambicioso projeto voltado para abrir oportunidades de negócios nas cidades do interior do estado. Com o objetivo de estimular a geração de empregos e explorar melhor as riquezas potenciais dessas regiões, busca-se uma mentalidade empresarial que transforme toda a região em um celeiro impulsionador da economia e exemplo para o resto do país.
Uma das visitas já realizadas foi em Campos, considerado um dos municípios mais fortes financeiramente e um berço para a transformação de negócios. A subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Serviços, Marina Esteves, foi recebida pelo prefeito local, Wladimir Garotinho, para discutir uma série de iniciativas no campo econômico. O foco da conversa entre os dirigentes foi a implantação de novos programas em Campos.
Além de debater os produtos que podem ser comercializados e estimulados pelo empresariado campista, a pauta abrangeu especialmente os distritos industriais e os novos distritos empresariais. Campos, que já conta com o Distrito Industrial de Codin, terá um distrito empresarial que ampliará a área de abrangência para segmentos ligados à promoção do desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. Tanto o estado quanto o município buscam atrair investimentos para concretizar ações que beneficiem a localidade.
“A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, comandada pelo secretário Vinícius Farah, está trabalhando em vários segmentos, como a silvicultura, os distritos empresariais, os centros de excelência em fertilizantes, os centros tecnológicos, e viemos conversar sobre esses temas, junto com o secretário Mauro Silva, que é nosso parceiro aqui, e já encaminhar várias ações. Acredito que teremos em breve ótimas novidades para o município”, adiantou a subsecretária.
O encontro foi considerado proveitoso também para Campos, que espera não apenas o apoio logístico e know-how do governo do estado, mas um maior aporte financeiro nos programas desenvolvidos pelos distritos empresarial e industrial ainda este ano. Garotinho demonstrou otimismo com o encontro e prevê que os projetos possam se concretizar e ser relevantes para Campos.
“Começamos a semana com encontros produtivos para Campos. Temos muitos projetos em parceria com o governo estadual que serão implantados, em breve, em nosso município. A reunião foi para tratar das providências a serem tomadas pelo município, para que esses projetos, que envolvem inovação e tecnologia, saiam do papel. São projetos estruturantes que impulsionarão o desenvolvimento de Campos”, destacou o prefeito.
Campos possui um dos maiores PIB (Produto Interno Bruto) do estado do Rio, avaliado em R$ 23,8 bilhões, porém boa parte do segmento econômico é composto por serviços, correspondendo a 40,9% do total, seguido pela indústria, com uma participação apenas um ponto percentual abaixo. A administração pública também possui um peso importante devido ao giro financeiro e à empregabilidade, representando cerca de 17%. Outro ponto relevante, embora com menor peso, é a agropecuária, que contribui com apenas 1,1% da economia global da região.