Empresas de ônibus apresentam plano de retorno após incêndio em Petrópolis

As empresas de ônibus Petro Ita e Cascatinha apresentaram, durante uma audiência pública realizada na segunda-feira (05), na Câmara Municipal, o planejamento para a retomada da operação após o incêndio que destruiu 74 ônibus.

Ambas as concesionárias se comprometeram a colocar em circulação, em um prazo de até 90 dias, 30 ônibus, sendo 20 seminovos e 10 recuperados, além de garantir a manutenção dos empregos dos rodoviários. A superintendente do Setranspetro, Carla Rivetti, representante das empresas na audiência pública, reconheceu os desafios enfrentados pela frota atualmente em operação, que dificultam a manutenção preventiva e corretiva. No entanto, as empresas estão empenhadas em ampliar a frota para melhor atender à população.

O plano apresentado pelas empresas prevê uma ampliação escalonada da operação, com a incorporação gradual de ônibus recuperados e seminovos. Em até 30 dias, mais cinco ônibus reparados voltarão a circular. Em 45 dias, serão adicionados 10 ônibus seminovos, e em 60 dias, mais 10 ônibus (metade reparados e metade seminovos). Após 90 dias, outros cinco ônibus seminovos serão incorporados. Além disso, está prevista a entrada de mais 5 ônibus recuperados em até 120 dias, e até julho de 2024, as empresas se comprometem a adquirir mais 20 veículos, entre novos e seminovos.

Durante a audiência pública, foram discutidos diversos problemas enfrentados pelos moradores. Como resultado, foram anunciadas correções nas falhas de integração no Roseiral e no Jardim Salvador, previstas para esta quarta-feira (7), e reforço na oferta de ônibus nas regiões da Vila Felipe e do Atílio Marotti nos próximos dias.

O vereador Hingo Hammes destacou a importância da audiência pública para obter respostas e discutir soluções. Ele ressaltou a preocupação com a circulação de ônibus que não estão em conformidade com a legislação municipal, e enfatizou a necessidade de substituição desses veículos para garantir a segurança e pleno funcionamento das linhas. Hammes reafirmou seu compromisso em cobrar e fiscalizar as ações das empresas e órgãos responsáveis.

A população também teve a oportunidade de expor suas preocupações e contribuir com sugestões durante o evento. A audiência pública foi um importante passo para buscar soluções e melhorias no transporte público de Petrópolis.