Niterói amplia Moeda Social Arariboia e beneficia mais de 37 mil famílias
Nesta quarta-feira (7), o prefeito de Niterói, Axel Grael, anunciou a ampliação do número de famílias beneficiadas pela Moeda Social Arariboia. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES), responsável pelo programa, disponibilizou uma lista com os novos contemplados (link). Com essa ampliação, a Moeda Social Arariboia passará a beneficiar quase 37 mil famílias, totalizando cerca de 92 mil pessoas.
Além disso, o prefeito encaminhará um projeto de lei à Câmara de Vereadores para aumentar o valor do benefício em quase 20%. Caso a proposta seja aprovada, as famílias passarão a receber a partir de 293 arariboias, sendo que o valor máximo aumentará para 820 arariboias.
Esse programa permanente de transferência de renda representa um investimento de aproximadamente R$ 200 milhões por ano na economia da cidade. Após um ano e meio de implementação, a Moeda Social Arariboia já está em sua terceira ampliação e, nos próximos dias, chegará a dois milhões de transações comerciais realizadas.
O prefeito Axel Grael anunciou a ampliação da Moeda Social em uma transmissão ao vivo pelos canais digitais da Prefeitura de Niterói. Durante o anúncio, ele destacou a importância desse programa para a cidade.
“A partir de julho, teremos um aumento no valor dos repasses, quase 20% a mais. Também anunciaremos uma nova listagem de beneficiários. A distribuição do cartão ocorrerá na última semana de julho, e o benefício já passará a valer ainda no mesmo mês. Atualmente, a Moeda Social Arariboia beneficia cerca de 31 mil famílias em Niterói. Com essa ampliação, chegaremos a quase 37 mil famílias, totalizando 92 mil pessoas beneficiadas por esse programa de transferência de renda.” declarou o prefeito.
A Moeda Social Arariboia está em circulação há 18 meses e foi lançada no final de 2021. Desde então, a Prefeitura já fez circular mais de R$ 150 milhões nos estabelecimentos comerciais da cidade. Atualmente, mais de 5 mil estabelecimentos estão cadastrados e aptos a aceitar a Moeda Arariboia para venda de produtos e serviços.