Prefeitura de Macaé promove ações para conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa
Na próxima quinta-feira (15) a Praça Veríssimo de Melo, no Centro de Macaé, se tornará palco de diversas atividades do “Programa Macaé Cidade da Melhor Idade” em celebração ao “Junho Violeta”. Das 8h às 14h, os idosos terão acesso a serviços como aquisição de Carteira de Identidade, orientações sobre o Cartão de Estacionamento do Idoso e aplicação de vacinas contra Covid-19 e H1N1. Além disso, serão oferecidos atendimentos com geriatra, psiquiatra e psicólogo, exames de vista e cursos para reinserção no mercado de trabalho.
A programação também reserva momentos de lazer, com atividades como ginástica, zumba e apresentação musical ao vivo com Luan Gomes e banda. Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre diversas secretarias municipais, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Conselho do Idoso e a ONG Me Ajuda a Viver.
O objetivo central do evento é conscientizar a população sobre os diversos tipos de violência enfrentados pelos idosos. Dados alarmantes da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos revelam um aumento de 97% nas violações de direitos contra pessoas idosas no Brasil no primeiro trimestre deste ano, totalizando 202,3 mil casos. Em vista disso, é essencial abordar questões como violência física, emocional, financeira, institucional, sexual, negligência e abandono.
Segundo o coordenador do Programa Cidade da Melhor Idade, Robson Oliveira, muitas vezes, esses atos de violência são cometidos por pessoas do próprio círculo familiar do idoso. Pensando nisso, a Prefeitura de Macaé estabeleceu o Disque Idoso, um número de telefone (22) 99927-1898, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Por meio dessa linha, a população pode denunciar suspeitas de violência contra idosos, garantindo o sigilo e possibilitando também o contato via WhatsApp.