Câmara de Petrópolis aprova três projetos de lei para proteger os idosos

Câmara Municipal de Petrópolis aprovou na última semana três importantes projetos voltados para a população idosa. As propostas, de autoria da vereadora Júlia Casamasso, da Coletiva Feminista Popular, visam combater a violência contra os idosos e promover políticas públicas para esse grupo social. Agora, os projetos aguardam a apreciação do Poder Executivo.

Os dados revelados pelo Instituto de Segurança Pública são alarmantes: apenas em 2022, mais de 23 mil pessoas idosas foram vítimas de violência psicológica no estado do Rio de Janeiro. Petrópolis também registrou um número preocupante de casos de estelionato contra idosos, com 539 ocorrências, o maior já registrado na cidade.

Durante a sessão plenária, a vereadora Júlia Casamasso ressaltou a importância de resgatar a dignidade e o respeito aos idosos: “É essencial tratar as pessoas idosas com o mesmo respeito e dignidade que qualquer outra pessoa. O nosso objetivo é combater o etarismo e garantir que eles sejam valorizados em nossa cidade.”

A vereadora destacou também a necessidade de políticas públicas voltadas para esse grupo social, em parceria com a jornalista Silvana Coelho, referência na defesa dos direitos dos idosos. Os projetos aprovados incluem a criação do Dia e da Semana de Combate ao Etarismo, além da implementação do Selo Amiga da Terceira Idade, para certificar empresas e órgãos públicos que capacitarem seus funcionários para atender às necessidades dos idosos.