Macaé apresenta propostas para novo marco fiscal e tributário em reunião com o Estado do Rio de Janeiro

Na última terça-feira (27), o governo municipal de Macaé apresentou ao governo do Estado do Rio de Janeiro propostas para a criação de um novo marco fiscal e tributário que atenda às necessidades dos produtores rurais da região. Essas propostas visam impulsionar os investimentos na ampliação da produção de grãos e gado confinado, com potencial para atender tanto o mercado nacional quanto a demanda de exportação.

Durante a reunião o prefeito Welberth Rezende defendeu a inclusão da soja na lista de produtos agrícolas isentos do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) produzidos no território fluminense, bem como a isenção de impostos para o gado de corte destinado aos países consumidores da carne brasileira. O encontro contou com a presença do Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Flávio Campos Ferreira, e do presidente da Associação de Produtores do Estado do Rio de Janeiro, Hudson Jaber.

O prefeito ressaltou a importância do apoio do governo estadual para impulsionar o agronegócio de Macaé, que representa um potencial significativo para o estado se destacar no mercado nacional de grãos e gado confinado. Os produtores rurais presentes na reunião defenderam a criação de um novo marco fiscal e tributário como uma estratégia para atrair investimentos e garantir a instalação de frigoríficos com capacidade de armazenar grandes volumes de carne destinada à exportação. Além disso, a redução dos custos de transporte dos grãos para São Paulo foi apontada como uma alternativa para melhorar a logística de exportação.