Teresópolis tem Plano de Ação aprovado para aplicação da Lei Paulo Gustavo
A Prefeitura de Teresópolis deu mais um importante passo em direção ao fortalecimento da cultura local. O Plano de Ação elaborado para a execução da Lei Paulo Gustavo acaba de receber a aprovação do Ministério da Cultura. Em conformidade com a Lei Complementar Federal 195/2022, o município receberá um investimento de R$ 1.518.519,59 para o desenvolvimento de ações e projetos no campo audiovisual e em diversas manifestações artísticas.
A próxima etapa consiste na assinatura do termo de compromisso com o Ministério da Cultura, seguida pela regulamentação da lei a nível municipal através do Executivo. Em seguida, serão elaborados e lançados os editais para que os artistas possam inscrever seus projetos. Todas as propostas serão avaliadas por uma comissão técnica e pontuadas para futuras contratações pela Secretaria Municipal de Cultura.
A construção do Plano de Ação contou com a participação ativa da Secretaria de Cultura, que realizou um amplo diálogo com a classe artística por meio de audiências, reuniões com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, além de grupos de trabalho do Fórum de Cultura de Teresópolis e seus representantes. As sugestões recebidas foram cuidadosamente consideradas, visando atender democraticamente a produção cultural do município.
“A opinião e participação dos representantes dos setores culturais da sociedade civil foram fundamentais em todo o processo. Trabalhamos para estimular a produção cultural, reconhecer os talentos locais e proporcionar cada vez mais oportunidades aos agentes culturais do município”, ressalta Cléo Jordão, secretária municipal de Cultura.
Com a aprovação do Plano de Ação, Teresópolis está prestes a vivenciar um novo impulso em sua cena cultural, proporcionando condições favoráveis para o desenvolvimento e valorização dos artistas locais, bem como para o fomento da diversidade e da expressão artística em suas múltiplas formas.