Disputa pelo título da Taça Santos Dumont segue indefinida
A disputa pelo título da Taça Santos Dumont – a primeira fase do Campeonato Estadual da Série A-2, a popular Segundona – chega ao seu momento de decisão. Seis clubes brigam pelo título da competição, que não significa o acesso ao Campeonato Carioca. Mas garante vantagem na fase semifinal. Enfim, ninguém arrisca um palpite neste momento.
Os dois jogos que faltam para concluir a oitava rodada acontecem nesta semana e podem garantir uma vantagem importante para a corrida pelo título da Taça. Na terça-feira (04) Petrópolis/Gonçalense recebe no estádio Atílio Marotti a Friburguense, em duelo de opostos. Enquanto os petropolitanos têm a chance de dormir na liderança, os tricolores precisam da vitória para fugir do rebaixamento. Na quarta-feira (05), o duelo que fecha a sétima rodada tem uma relevância enorme na disputa pelo título. O Olaria está na liderança, com 14 pontos e vê o rival ArtSul encostar com a mesma pontuação após sua vitória por 3 a 2 sobre o Araruama no fim de semana. E necessita dos três pontos, jáa que o Resende, que possui três jogos atrasados por conta de sua participação na Série D, está vivo na luta pelo título da Taça. O jogo será às três da tarde.
Os demais concorrentes ao título da Taça Santos Dumont vão acompanhar os jogos que encerram a sétima rodada. O Artsul, em segundo, torce por tropeço do time da Rua Bariri e Sampaio Corrêa e Americano vão vibrar com uma eventual vitória da Friburguense sobre o Petrópolis/Gonçalense, que vem de duas vitórias seguidas e desponta como candidato ao título do torneio.
Sendo assim, pelo menos seis times estão na briga direto pelo título da Taça (Olaria, ArtSul, Sampaio Corrêa, Americano, Petrópolis/Gonçalense e Maricá) e as três próximas rodadas e os jogos extras que o Rezende fará – pelo menos dois -, acirram a briga pelo título. De acordo com o regulamento, o primeiro colocado ao final da Taça Santos Dumont enfrenta o quarto colocado, enquanto que o segundo pega o terceiro.
Prefeituras de olho em uma eventual acesso ao Carioca em 2024
É fato que o acesso à elite do futebol carioca trará dividendos à cidade do time que conquistou no campo o acesso à primeira divisão. Resende, que após anos viu seu ilustre filho ser rebaixado, crê no sucesso do time na competição ainda neste ano, a única forma de voltar à elite.
Porr outro lado, a expectativa é grande para Petrópolis, que há dois anos tem o time que leva seu nome, mais o do Gonçalense, no Campeonato Estadual da Segundona. O Serrano jogou pela última vez na Segundona e faz pouco tempo isso. Desde 2020, tenta retornar à Série A-2. Mas o Petrópolis/Gonçalense tem boas chances de faturar o título e,quem sabe, receber os “grandes” do Rio em Petrópolis novamente. Isso aconteceu pela última vez em 1982.
Já com relação a possibilidade de rebaixamento, ao que parece a situação da Friburguense está muito complicada. A equipe de Nova Friburgo tem apenas um ponto e, faltando três rodadas, não pode pensar em sequer perder pontos daqui por diante. Ainda tem um jogo extra contra o Resende. Ou seja, precisa de uma sequência de vitórias para evitar o rebaixamento. O detalhe é que o tricolor já foi um habitué da elite do futebol do Rio e hoje vive uma fase muito difícil.
Quem também frequentou – e ganhou – o Campeonato Carioca foi o América, que longe de sua tradição, vive uma fase crítica na competição. Com apenas oito pontos, é o primeiro time fora da zona do rebaixamento (os dois últimos caem para a B1) e sabe que as três próximas rodadas serão cruciais para evitar a queda para a terceirona regional.
Classificação
Até a conclusão da sétima rodada, a classificação da Série A-2 está assim:
1) Olaria, ArtSul e Sampaio Corrêa – 14 pontos
4) Americano e Petrópolis/Gonçalense – 12
6) Maricá – 11
7) Araruama – 10
8) Resende – 9
9) Cabofriense – 8
10)América – 8
11) Macaé – 7
12) Friburguense – 1
Próximos jogos
Os jogos que faltam para concluir a sétima rodada:
terça-feira (04) – Petrópolis/Gonçalense x Friburguense (Petrópolis);
quarta-feira (05) – Olaria x Resende (Rua Bariri).
A oitava e penúltima rodada da Taça Santos Dumont:
sábado (8) – Olaria x ArtSul (Rua Bariri), Sampaio Corrêa x Petrópolis/Gonçalense (Lourival Gomes), Friburguense x Americano (Eduardo Guinle), Maricá x América (Moça Bonita) e Cabofriense x Araruama (Alair Corrêa)
quarta-feira (17) – Resende x Macaé Sports (Trabalhador). Todos os jogos vão começar às três da tarde.