Sessão no Cineclube exibe filme “Periferia”
A Casa Stefan Zweig convida a todos para mais uma sessão do seu cineclube, que trará a exibição do documentário “Periferia”, dirigido por Fernanda Almeida em 2022. O filme revela a potência e a riqueza negra e operária da cidade de Petrópolis, mostrando uma realidade muitas vezes ocultada pelo estigma de ‘cidade imperial’.
O evento acontecerá neste sábado, dia 08/07, às 15h. Além da exibição do documentário, o público terá a oportunidade de participar de um debate com convidados especiais, incluindo a diretora do filme, a professora Carolina Maira Morais, e o artista Felipe Laureano, atual presidente do Conselho Municipal de Cultura.
Petrópolis, a primeira cidade planejada do país, possui uma história complexa. Habitada inicialmente por indígenas e posteriormente pelos trabalhadores negros escravizados, a chegada dos colonos alemães trouxe uma nova dinâmica. Além dos imigrantes de origem alemã, a cidade recebeu italianos, japoneses e outros grupos, que vieram para substituir a mão de obra escrava. No entanto, mesmo com a diversidade da população, o planejamento urbano da cidade acabou segregando e impedindo o acesso à terra de determinados grupos. Segundo a professora Carolina Maíra de Morais, Petrópolis é um exemplo marcante do pensamento eugênico no Brasil.
É importante questionar a visão estereotipada de Petrópolis como uma cidade colonial e imperial. Se a população da cidade foi formada por trabalhadores que substituíram a mão de obra escrava, por que não houve um mapeamento adequado das regiões, considerando os diferentes grupos de imigrantes como alemães, italianos, franceses e japoneses? Enquanto os imigrantes alemães receberam terras arrendadas na cidade, os negros foram forçados a se deslocar para as periferias urbanas, devido à falta de acesso à terra após a abolição da escravatura.
Essas questões e outras serão debatidas durante o evento, proporcionando uma reflexão importante sobre a história e a configuração social de Petrópolis. Não perca a oportunidade de participar desse momento enriquecedor de conhecimento e diálogo.