22º Festival de Inverno de Petrópolis: Música de alta qualidade em dez dias de evento

De 14 a 23 de julho, o Instituto Dell’Arte realizará a 22ª edição do renomado Festival de Inverno de Petrópolis. Serão dez dias repletos de atrações artísticas de altíssima qualidade.

O Concerto de Abertura acontecerá nesta sexta-feira, 14 de julho, às 19h30, na Catedral São Pedro de Alcântara, com a participação da Camerata Antiqua de Curitiba. O programa apresentará o excepcional Oratório Joshua, de Händel, em uma versão reduzida, sob a regência de Ricardo Kanji. A apresentação promete ser um dos pontos altos do festival, contando com a participação especial do coro e dos solistas.

Raramente executada, a obra é dividida em duas partes, alternando coros, recitativos e árias, retratando os momentos finais de Cristo na cruz. O tenor Aníbal Mancini interpretará o papel de Joshua, enquanto a soprano Marília Vargas dará vida à personagem Achsah. O contratenor Paulo Mestre será responsável pela interpretação de Othoniel, e o barítono Fúlvio Souza assumirá o papel de Caleb.

O Oratório Joshua é inspirado na história bíblica de Josué, o líder dos antigos israelitas. A narrativa aborda momentos marcantes, desde a travessia do rio Jordão rumo à Terra Prometida até a emocionante conquista de Jericó, com o dramático desabamento de suas muralhas. Além disso, a obra narra a história de amor entre Achsah, filha de Caleb, e Othniel, um jovem soldado.

Com quase meio século de existência, a Camerata Antiqua de Curitiba, formada por Coro e Orquestra, é um dos símbolos musicais da cidade, sendo reconhecida por sua trajetória histórica e prestígio.

O flautista e regente Ricardo Kanji, especializado na interpretação da música barroca e clássica, comenta: “É uma obra grandiosa, porém delicada, como somente Händel consegue ser. São 18 movimentos, cada um com características distintas”.

O Festival de Inverno é apresentado pelo Ministério da Cultura, Águas do Imperador e Prefeitura de Petrópolis, patrocinado pela Eletrobras Furnas, com apoio da UNIFASE e apoio institucional da Prefeitura de Petrópolis. Toda a programação é gratuita e está ancorada na “Campanha da Solidariedade”, que tem como objetivo arrecadar alimentos para instituições carentes da região.

A Temporada 2023 da Camerata Antiqua de Curitiba conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tendo o patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Colégio Positivo. É uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Ministério da Cultura e Governo Federal.