Festa do Aipim em Tinguá encanta mais de 30 mil pessoas com gastronomia e cultura
A Praça de Tinguá foi palco de um grande sucesso durante o fim de semana com a realização da 14ª edição da Festa do Aipim. Mais de 30 mil pessoas compareceram ao evento, que contou com a organização da Prefeitura de Nova Iguaçu, em parceria com a Águas do Rio e a sociedade civil. Um dos grandes destaques da festa foi a culinária, onde foram consumidas mais de dez toneladas de aipim nos 27 stands montados especialmente para o evento.
Além da variedade gastronômica, a Festa do Aipim proporcionou aos visitantes momentos de diversão e cultura. A programação incluiu apresentações musicais, dança de quadrilha, a inauguração de um novo espaço cultural e uma exposição de carros antigos, que encantaram os apaixonados por automóveis clássicos. Para os amantes da boa comida, um concurso gastronômico premiou os melhores pratos à base de aipim em três categorias: entrada, prato principal e sobremesa.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Nova Iguaçu, Mário Lopes, ressaltou a importância da capacitação dos culinaristas da região para o sucesso da festa: “A edição do ano passado já foi um sucesso e este ano ficou ainda melhor, pois ampliamos a festa com a capacitação dos culinaristas. Ficamos impressionados com a qualidade dos pratos e a forma como utilizaram o aipim.”, enfatizou o secretário.
A festa atraiu até mesmo visitantes de outras cidades, como Guarapari, no Espírito Santo. Angelo Oliveira, de 66 anos, e sua esposa Zulmira, de 54 anos, ficaram encantados com o evento e garantiram que voltarão no próximo ano: “Viemos conhecer a cidade e participar da festa, que está excelente, muito bem organizada, com uma grande variedade de iguarias de qualidade. O clima e a receptividade das pessoas também nos impressionaram.”, afirmou Angelo.
Além das atrações gastronômicas, a festa proporcionou outras atividades aos participantes. Um passeio ciclístico, que percorreu mais de 15 quilômetros, foi realizado entre a Praça de Vila de Cava e a Praça de Tinguá, passando por diversos pontos históricos da região. Mais de 200 ciclistas participaram, tendo a oportunidade de conhecer a riqueza cultural e histórica de Tinguá.
O ciclista Leandro Gama destacou a importância do evento para o incentivo ao cicloturismo: “Procuramos fomentar o uso da bicicleta na festa e incentivamos o cicloturismo. As pessoas puderam conhecer a parte histórica e cultural de Tinguá, encerrando o passeio com uma festa animada e muita gastronomia”.
Outro destaque da Festa do Aipim foi a inauguração da Estação da Cultura de Tinguá. O espaço foi implementado em uma antiga estação ferroviária da Estrada de Ferro Rio D’Ouro e recebeu uma exposição sobre os primeiros objetos arqueológicos encontrados durante os trabalhos de escavação no Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha. Essa restauração e transformação do imóvel centenário em um centro cultural é apenas o primeiro passo, pois as estações de Vila de Cava e de Rio D’Ouro também serão restauradas em breve.