Bunka-Sai: Festa da Cultura Japonesa celebra 115 anos de imigração em Petrópolis

Petrópolis está se preparando para receber a 14ª edição do Bunka-Sai, a tradicional Festa da Cultura Japonesa da cidade, que este ano celebra os 115 anos da imigração japonesa no Brasil.

O evento, que acontecerá no Palácio de Cristal entre os dias 17 e 20 de agosto, destaca a rica cultura nipônica e a estreita conexão entre Japão e Petrópolis, que teve início bem antes de 18 de junho de 1908, quando os primeiros imigrantes japoneses desembarcaram no porto de Santos, em São Paulo.

“O Bunka-Sai é uma festa que resgata e apresenta para as novas gerações a nossa história com o Japão, o legado deixado e as contribuições para a cultura, gastronomia e desenvolvimento econômico de Petrópolis e do Brasil como um todo”, enfatizou o prefeito Rubens Bomtempo.

A história remonta a 1897, dois anos após a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão, quando o primeiro grupo diplomático japonês chegou ao Brasil e se hospedou em Petrópolis, no então Alexandria Hotel, atual Convento Nossa Senhora de Lourdes. No mesmo ano, foi aberta a primeira legação do Japão na Avenida Sete de Abril, 609.

Em 1903, a sede foi transferida para a Avenida Ipiranga. Em 1906, a partir de um relatório enviado de Petrópolis para o governo japonês pelo 3º Ministro do Japão, Fukashi Sugimura, as fronteiras do Brasil foram abertas para a imigração japonesa. No dia 18 de junho de 1908, 781 japoneses desembarcaram no Porto de Santos, destinados a trabalhar nas plantações de café no Estado de São Paulo.

“Meu pai veio para o Brasil em 1939, como esses outros imigrantes, para trabalhar nas plantações de café. Nasci em São Paulo e carrego a cultura japonesa como herança. Para nós, o Bunka-Sai representa muito. É manter vivos os ensinamentos, costumes e a nossa história”, destacou o presidente da Associação Nikkei, Masao Nakashima.

O Bunka-Sai faz parte do calendário de eventos da cidade desde 2008, quando foi realizado pela primeira vez em comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil. Na época, o evento era chamado de Nippon Matsuri – Festival do Japão em Petrópolis. No ano seguinte, foi batizado de Bunka-Sai, quando também foi fundada a Associação Nikkei de Petrópolis, que em parceria com a Prefeitura de Petrópolis, organiza a festa.

A programação contará com oficinas de mangá e origami, palestras, espetáculos de danças folclóricas e músicas inspiradas nos animes mais famosos, demonstrações de artes marciais, feira de artesanato, gastronomia, cervejas artesanais da cidade e muito mais.