Encontro Internacional de Violoncelistas agita o Projeto “Volta Redonda Cidade da Música”
De 4 a 18 de agosto, o Projeto “Volta Redonda Cidade da Música” será palco de um evento musical imperdível: a 29ª edição do “Rio International Cello Encounter”. O encontro reúne talentosos violoncelistas internacionais em uma celebração apaixonante desse magnífico instrumento, proporcionando ao público apresentações diversas e de múltiplas linguagens.
O evento terá início nesta quinta-feira, 3, em Volta Redonda, com uma masterclass exclusiva ministrada pelo renomado violoncelista inglês David Chew, direcionada à classe de violoncelos do projeto. Além disso, haverá ensaio da orquestra com solistas na sede do “Projeto Volta Redonda Cidade da Música”, localizada na Avenida Graham Bel, número 89, no bairro Vila Mury.
A maestra e coordenadora do projeto, Sarah Higino, destacou a relevância do encontro Rio Cello, que ao longo dos anos se consolidou como uma plataforma multicultural de excelência. A parceria com o projeto já perdura por mais de uma década, proporcionando uma rica troca de experiências com alunos e professores.
Parte da programação do “Rio International Cello Encounter” inclui um concerto da Orquestra de Cordas de Volta Redonda, que acontecerá na sexta-feira, 4, às 19h30, no Cine 9 de Abril. Esse concerto especial será aberto ao público, com entrada gratuita.
O programa do concerto abrangerá uma variedade musical enriquecedora, desde composições barrocas do século XVIII, com obras de Antonio Vivaldi, até os envolventes tangos de Blas Rivera e Astor Piazzola. O evento contará com a participação de talentosos solistas, como David Chew, idealizador do Rio Cello, Blas Rivera, saxofonista e compositor argentino, a soprano Juliana Franco, os violinistas da Orquestra Sinfônica e do Quarteto de Cordas da UFF, Tomaz Soares e Luísa de Castro, e a violista Reneide Simões, também professora de viola do Projeto “Volta Redonda Cidade da Música”.
Esse emocionante concerto também será apresentado na Igreja da Candelária, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, no domingo, 6, às 16h, com regência da maestrina Sarah Higino, coordenadora do projeto.