Agosto Dourado: campanhas no Rio de Janeiro incentivam o aleitamento materno

O “Agosto Dourado” é o mês de incentivo ao aleitamento materno e diversas cidades do estado do Rio de Janeiro estão engajadas em campanhas educativas para conscientizar a população sobre a importância desse ato fundamental no desenvolvimento dos bebês.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) promove iniciativas para garantir a alimentação adequada dos recém-nascidos internados nas maternidades municipais, recebendo doações de leite humano de mulheres saudáveis. Cada pote de 300 ml de leite pode auxiliar até 10 bebês internados em UTI neonatal, passando por rigoroso controle de qualidade para oferecer nutrição certificada.

Em São Gonçalo, a campanha intitulada “Apoie a Amamentação: Faça a Diferença Para Mães e Pais que Trabalham” já está em andamento, com atividades coordenadas pelo Programa de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura. Um evento de conscientização acontecerá na Clínica Gonçalense do Mutondo no dia 15, às 10h.

O município de Angra dos Reis também adere à campanha com um evento simultâneo em três pontos da cidade, marcando o início das atividades do Agosto Dourado. “A Hora do Mamaço” acontecerá no Centro (Praça General Osório, conhecida como Praça do Carmo), no Parque Mambucaba (Clínica da Família) e em Jacuecanga (praça do centro comercial) no próximo sábado, às 9h.

Em Cabo Frio, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, se une ao “Agosto Dourado” com a abertura oficial da programação, contando com a participação especial da técnica de enfermagem e violinista, Patrícia Marriel. O hospital estará enfeitado com laços dourados em referência ao tema.

Já em Petrópolis, a campanha de conscientização e incentivo ao aleitamento materno foi oficialmente inaugurada com palestras e atividades no Hospital Alcides Carneiro. Um simpósio e o “mamaço” estão inclusos na programação do mês.