Macaé busca parceria com a Firjan para impulsionar qualificação de mão de obra no setor de óleo, gás e energia
Nesta segunda-feira (7), o governo municipal de Macaé e a Firjan se reuniram para alinhar uma estratégia que visa garantir apoio às empresas que participam do novo ciclo de investimentos no mercado de petróleo, gás e energia instalado na região. Com foco na qualificação da mão de obra local, essa parceria conta também com a participação de instituições empresariais e as principais companhias que atuam no desenvolvimento de novos projetos na Bacia de Campos.
O encontro, realizado na sede da Firjan, no Rio, contou com a presença do prefeito Welberth Rezende, a convite do diretor executivo da Federação, Alexandre dos Reis. A iniciativa tem como objetivo antecipar questões que possam ser entraves para o desenvolvimento econômico da cidade no futuro, considerando que Macaé concentra um terço dos investimentos mapeados para o Rio de Janeiro no segmento de óleo, gás e energia.
O novo ciclo econômico vivenciado pela cidade traz consigo uma projeção expressiva de empregos, demandando mão de obra qualificada para atender as exigências técnicas das operadoras do setor. Por isso, a parceria entre o governo municipal e a Firjan busca criar um programa de certificação da mão de obra local, adequando-a aos novos níveis de exigência do mercado de trabalho.
O prefeito Welberth Rezende ressalta a importância desse plano de trabalho para garantir à mão de obra local a oportunidade de se preparar e assumir os desafios dessa indústria. A iniciativa busca estreitar a relação institucional entre o governo e a indústria de óleo e gás, permitindo que os trabalhadores de Macaé alcancem a certificação necessária para atender às demandas do novo cenário econômico da cidade.
Além dos representantes do governo municipal e da Firjan, a reunião também contou com a presença de representantes das principais companhias envolvidas em projetos de desenvolvimento de produção de petróleo, bem como empresas que viabilizam a infraestrutura do novo “hub do gás”, contribuindo para tornar Macaé uma referência em geração de empregos no Estado.
A qualificação da mão de obra é vista como uma ação prioritária para impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade, garantindo o crescimento sustentável do setor de óleo, gás e energia e proporcionando uma melhor qualidade de vida para a população local. A parceria entre Macaé e a Firjan reforça o compromisso em promover a evolução do mercado de trabalho da região e o desenvolvimento da indústria de óleo e gás como um todo.